Últimas publicações

Categoria: Consultor Virtual

23/08/2017

Plataforma de pontos ou vale presente: em qual investir?

Em campanhas de incentivo existem várias maneiras de premiar seus funcionários e, principalmente, uma gama cada vez mais ampla de produtos a serem oferecidos, desde produtos mais simples até prêmios mais refinados, como chocolates finos, relógios e produtos de grandes marcas. Porém a dinâmica de troca, entrega e usufruto dos prêmios é um ponto que você precisa pensar de forma estratégica, pois se esse processo não estiver bem estruturado corre-se o risco de todo o esforço da campanha ser invalidado.

 

matéria_23_8_exemplo_2

 

Pensando nisso, nós do Blog do Incentivo trazemos um comparativo com os prós e contras das duas modalidades mais utilizadas hoje no mercado de incentivo e reconhecimento: os vale presentes – também conhecidos como giftcards – o sistema de pontos administrado por uma plataforma tecnológica.

 

Vale presente

Esse sistema é muito fácil de ser implantado dentro de uma campanha de incentivo, bastando apenas escolher o parceiro que fornecerá a solução e começar a rodar a campanha. Esse imediatismo funciona de forma perfeita para empresas de pequeno porte ou para programas que precisam estar na rua “para ontem”. O nível de investimento inicial é relativamente baixo, pois não tem a necessidade de implantação de nenhum sistema específico, os cartões podem ser personalizados com o logo e cores da empresa e são reutilizáveis.

 

Entretanto as taxas administrativas podem ser altas, por conta da bandeira do cartão. Outro ponto negativo dos vale presente é que o consumidor pode perder dinheiro se não resgatar o valor integral do prêmio.

 

Plataforma de pontos

O sistema de plataforma de pontos traz consigo a grande oportunidade do colaborador ter flexibilidade de escolher o prêmio que quiser dentro de um catálogo de produtos. Outro diferencial que esse sistema tem é que a empresa pode oferecer uma série de produtos para troca, podendo inclusive oferecer viagens e prêmios de luxo. A plataforma também oferece a possibilidade de customizar o design do sistema como um todo, com o objetivo de reforçar o branding da empresa junto aos colaboradores.

Um grande potencial da plataforma de pontos é ter dados robustos para ajudar a mensurar o andamento da campanha de incentivo e analisar KPIs, metas e fluxo de trocas e engajamento.

 

Porém existem dois pontos negativos que devem ser levados em consideração nessa modalidade de premiação. O primeiro é alto custo dependendo da plataforma de premiação escolhida e suas funcionalidades, e o segundo ponto seria o prazo de implementação, que pode demorar até mais de 30 dias.

 

Qual escolher afinal de contas?

Ambas soluções são boas e têm pontos positivos e negativos. Se sua empresa está pensando em uma campanha de incentivo pontual ou sua empresa é de pequeno ou médio porte, a solução de cartão vale presente pode atender suas necessidades. Entretanto, se você pensa em implantar um programa estruturado de incentivo e reconhecimento, com o objetivo de ser uma iniciativa perene, vale a pena investir em uma plataforma tecnológica de troca de pontos, pois muitas vezes pensando no médio e longo prazo esse custo não sai caro. Aqui no Blog já falamos sobre a importância estratégica que esse tipo de solução tem dentro da sua campanha. Clique aqui para ler a matéria.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados