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21/06/2017

Motivação além do salário.

É fato que passamos por uma das maiores crises políticas e econômicas da última década.

 

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Se antes tivemos os tempos áureos de investimentos, com volumosos montantes de dinheiro fluindo livremente no mercado e nas empresas, hoje o lema de muitas companhias é austeridade e diligência financeira. Não para menos, tornam-se rarefeitos as oportunidades de emprego, sendo que muitas empresas estão fechando postos de trabalhos.

Nesse cenário complexo e desafiador, o gestor de uma equipe ou o empresário precisa adotar estratégias sólidas para manter o clima organizacional positivo e a equipe motivada. Nós já abordamos aqui no Blog do Incentivo algumas estratégias para manter o equilíbrio do clima organizacional em tempos de crise.

Para não fazer o clima organizacional de sua empresa ir para o vinagre, vale adotar as estratégias que já passamos aqui no Blog e também investir em um robusto plano de incentivo para os seus colaboradores, que pode abrigar um variado mix de produtos e, inclusive, uma política de benefícios para manter sua equipe engajada.

O marketing de incentivo tem um grande poder de motivação dos seus colaboradores. O objetivo final de toda ação voltada a incentivar o colaborador é fazer com que os funcionários se sintam importantes e reconhecidos pela empresa pelo bom trabalho desempenhado. E esse é um direcionador extremamente importante, pois em tempos de sobrecarga de demandas, corte nos quadros de funcionários e metas cada vez mais agressivas.

Uma pesquisa de 2016 da Society for HumanResource Management mostrou que os benefícios oferecidos aos colaboradores, como por exemplo flexibilidade no horário de trabalho e a possibilidade de fazer home office em dias pré-estabelecidos, são reconhecidos como um diferencial da empresa que ajuda na retenção de talentos e na atração de bons profissionais na fase se seleção.

Outra forma de se reconhecer o seu colaborador é auxiliá-lo no desenvolvimento e progressão de sua carreira, com treinamentos e cursos de capacitação e reciclagem. Essa estratégia traz benefícios para ambos os lados, pois o colaborador se sentirá mais capacitado para encarar desafios mais difíceis e, ao mesmo tempo, entregará mais resultado para a empresa, fechando o ciclo virtuoso.

Para fechar esse pacote, vale ter um bom programa interno de incentivo na qual o colaborador possa ter a flexibilidade de escolher a forma como quer receber sua premiação. Já abordamos a importância de se pensar nas plataformas online como parte integrante – e importante – do planejamento estratégico.

Cada uma dessas estratégias, por si só, já são poderosas para motivar seus colaboradores. Se combinar as três, com um pano de fundo forte pautado em marketing de incentivo e premiação, é possível sim que sua equipe alcance um grande potencial de engajamento, entrega de resultados e resiliência.

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