29/03/2017
Para empreender é preciso sonhar. São os sonhos que nos inspiram, mas é a vontade que move e nos impulsiona a alcançá-los. O caminho é difícil, a primeira caminhada é sempre dolorosa e cobra esforço extra a cada passo.
Somos como aspirantes a atleta, ainda se acostumando ao ritmo dos exercícios. É desafiador, mas a intensificação do ritmo e periodicidade das atividades e o passar do tempo transformam os esforços em resultados recompensadores. No dia 24 de março deste ano a WLC completou 20 anos e a WLL chegou aos 14 anos de existência.
Para comemorar esse marco, faremos uma série especial do Fala WLC com os relatos dos fundadores do Grupo e seguiremos os passos desses empreendedores desde o início até os dias atuais.
Para Clodoaldo Stefanelli, Luiz Carlos Orlandin e Waldir Souto o sonho de empreender juntos nasceu em 1997. Eles já eram grandes amigos naquela época e tinham dividido experiências profissionais juntos por mais de 15 anos. Essa vivência foi um dos principais motivos para que desenvolvessem esse sonho. Porém, para torná-lo realidade era necessário ter um objetivo, uma meta, uma razão para existir.
“Inicialmente a WLC foi criada para atuar no fornecimento de produtos diversos e participação de concorrências públicas”, é o que conta Luiz. Os primeiros dias da WLC foram em uma sala pequena, com expedientes diários desde o nascer do sol até o fim da noite. Fins de semana, feriados e festas eram raros. Mas esse esforço foi o que possibilitou a descoberta de uma nova área para atuação. “Após trabalhar por um curto período nesse segmento de concorrências, ao mesmo tempo encontramos um novo nicho, com oportunidades interessantes, o mercado de Incentivo”, relembra Luiz.
Em uma época onde a Internet ainda dava seus primeiros passos no país, a busca por parceiros acontecia por meio de visitas feitas pessoalmente, além de contatos telefônicos. Com muita determinação e persistência foi fechada a primeira parceria, o cliente, o Diners Club. Segundo Luiz, este era, na época, um cartão dos mais elitizados, com profundidade de divulgação muito grande e era bem aceito. “Era um cartão de crédito para a Classe A. Então nós iniciamos nosso trabalho no Incentivo, em parceria com esse cartão”, ressalta. Desde o início o foco, que viria a se tornar parte do DNA da empresa, foi atender de forma diferenciada. “Nós buscamos produtos diferenciados, porque os comuns eles já tinham. Então nós começamos nesse mercado, já naquela época, buscando produtos que fossem diferentes, produtos de desejo, que fossem sonhos”, conta o executivo.
O sucesso nessa primeira parceria deu fôlego para a busca por parceiros diferenciados. Assim surgiu um novo parceiro em potencial, a American Express. “Na época eu fiz uma ligação para a American Express buscando alguém da área de Marketing que desenvolvesse esse produto. Conseguindo contatar o responsável pela área e nos reunindo com ele, identificamos a necessidade de desenvolvimento de um catálogo de produtos com operação full service e entrega porta a porta, que atendesse e complementasse o Membership Rewards que era voltado apenas para serviços”,completa Luiz.
Porém, mesmo com essas primeiras parcerias promissoras, ainda havia um grande desafio: ter crédito e capital de giro para que a operação seja colocada em prática. Esse obstáculo foi vencido com negociação e o compromisso que sempre pautou a ética da empresa e isso possibilitou que a WLC desse os seus primeiros passos.
No próximo mês, no especial Grupo WLC 20 anos será lembrada a captação de novos parceiros, a fundação da WLL e como a criação dela possibilitou um aumento na qualidade da logística e do atendimento dos parceiros da WLC.