15/03/2017
A título de introdução, gostaria de expor uma cena cotidiana. Entro no Google e procuro pela camiseta do meu time de futebol do coração. Acho um site com o melhor preço, faço o cadastro, adiciono a o produto na cesta de compras. Navego mais algumas telas e desisto de comprar a camiseta. Alguns dias mais tarde, recebo no meu e-mail uma promoção da mesma loja que encontrei a camiseta do meu time. A mensagem é endereçada diretamente a mim e me traz uma série de promoções em artigos esportivos e produtos do meu interesse. Mas pera, como que a loja sabe dos meus gostos pessoais? Será que ela está me espionando virtualmente? Nada disso. Na verdade o que a loja utiliza é tecnologia.
Nos tempos atuais o marketing one-to-one criou uma customização sem igual na indústria do comércio. Com o uso da tecnologia, as marcas entendem muito melhor o comportamento do seu consumidor, os seus gostos pessoais, desejos e tendências de consumo e conseguem oferecer, de forma muito mais assertiva, o produto certo no momento certo. E isso significa aumentar relativamente os lucros da empresa.
Além das tecnologias de análise de tendências e do uso de big data, empresas têm investido no próximo nível de tecnologia e apostado no uso de chatbots e inteligência artificial para alavancar vendas. Porém essas ferramentas são também poderosas quando pensamos em programas de relacionamento e fidelização de clientes.
De acordo com uma pesquisa levantada pela empresa [24]7, cerca de 26% dos entrevistados afirmaram que preferem utilizar o serviço de chat online enquanto estão decidindo sobre uma compra. Essa mesma pesquisa também mostra, ainda que em números menores (3% dos entrevistados), os serviços de mensagem instantânea – Facebook Messenger e WhatsApp – como um canal de comunicação entre o consumidor e a empresa.
Mas o que é um chatbot e como ele pode me ajudar a fidelizar meus clientes?
O chatbot é um algoritmo que combina uma régua predeterminada de interação com inteligência artificial. Traduzindo para o português claro, são robôs que conversam e têm interações com seres humanos. Quando utilizado em programas de atendimento ao consumidor ou de fidelização de clientes, os robôs inteligentes podem trazer informações aos seus clientes e sanar dúvidas de forma rápida e fácil, sem precisar de uma interação com um call center ou de procurar pela resposta em FAQs nem sempre funcionais.
O uso dessa tecnologia também elimina a possibilidade de um atrito entre o cliente e o atendente devido a um atendimento abaixo das expectativas. Ou seja, investir no uso de chatbots pode ser uma vantagem se comparado com os tradicionais serviços de telemarketing, no qual ficamos muitos minutos para esclarecer uma dúvida simples, ou com o e-mail, que, caso a empresa não tenha um processo eficiente de gestão de comunicação, pode se perder no limbo das (já) lotadas caixas de entrada. No final do dia, o uso dessa tecnologia pode te ajudar a atender melhor seu cliente e a vender mais.
E você, acha que a tecnologia e a inteligência artificial podem te ajudar a reter mais clientes e alavancar seus resultados? Deixe seu comentário aqui embaixo.