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16/11/2016

Incentivo: Pense além do prêmio.

Ao montar uma equipe, cada gestor procura reunir as melhores cabeças para formar um time competente, disposto a criar e a trazer novas ideias, e que vá se comprometer de corpo e alma com os desafios propostos. Ao encontrar um conjunto de colaboradores assim, podemos ter a ideia de que estamos diante da solução de todos os nosso problemas. Mas calma, não basta reunir as pessoas certas no lugar certo. Não é apenas o trabalho braçal diário que vai fazer com que toda essa motivação interna e pessoal se mantenha. E é nessa hora que o marketing de incentivo entra.

 

incentivo_além do prêmio_Blog do incentivo

 

Por aqui, já abordamos diversas formas de incentivar e premiar os colaboradores.Sejam elas em forma de premiação física, reconhecimento final ou feedback constante. Nem toda empresa possui um caixa recheado para ser usado para campanhas de incentivo interno. Desta forma, também é importante saber que nem sempre é necessário dinheiro para manter uma equipe satisfeita e reconhecida.

Recentemente, abordamos a rede socialcomo uma plataforma de comunicação entre a empresa e seus funcionários. Além, é claro, de ser uma forma dos próprios colaboradores de áreas diferentes manterem contato. Este também é um jeito de incentivar, já que ao abrir esta possibilidade de conversa, a empresa também dispõe um espaço para que conquistas sejam expostas, ideias e referências também. Ver que o seu redor está em movimento, incentiva alguém a querer estar em mesma posição. Mais uma vez, nem sempre é necessário envolver dinheiro na hora de planejar uma maneira de motivar.

pesquisas que informam que, na atualidade, a preferência dos jovens dentro do mercado de trabalho já não é mais apenas recompensas monetárias. O que também nos mostra que não existe um único prêmio, “aquele que todos vão querer” e que vá ser a carta coringa para levantar a motivação da sua equipe. Portanto, estudar quem está trabalhando com você ou para você, irá trazer respostas mais certeiras a respeito do que fazer para saciar as necessidades deste grupo. Caso a sua empresa não saiba por onde começar, há plataformas específicas para ajudar as companhias a montarem uma ação de incentivo.

Também vale ressaltar a importância do diálogo, seja em conversas informais, seja como feedback. Hoje, principalmente em novas empresas, a forma de trabalho vem se moldando às novas gerações. Não é aceitável estar em um ambiente no qual o respeito não passa da porta; não que antes era permitido e aceitável, mas a diferença é que atualmente, a voz de cada um está mais exposta e ouvida por mais pessoas. E é claro que um líder não vai querer fazer parte desta conversa de forma negativa. Ninguém quer. Ou melhor, não deveríamos ouvir mais sobre casos assim.

Contudo, o marketing de incentivo não é apenas voltado para o interno do seu negócio. Afinal, uma empresa existe por causa dos seus clientes. Sim, estes também precisam receber estímulos, mesmo que sazonais, para se manterem perto e interessados no seu negócio. Como exemplo, podemos citar o caso da Kopenhagen, que mesmo sendo uma marca tradicional no mercado e com um público definido, criou um programa de fidelidade que também buscava reconhecer os seus clientes mais fiéis proporcionando uma experiência que ia além de suas lojas. Para isso, foi necessário criar parcerias com outras empresas – uma outra forma de criar um programa de incentivo.

O incentivo se dá por prêmios, conversas, disponibilidade em ajudar, entre outras diversas maneiras. Vale o estudo, pesquisa e observação do seu público alvo para saber a melhor maneira de atingi-los e chamar a sua atenção. Agora para reflexão: como você tem incentivado a sua equipe? Aliás, você, como gestor, tem incentivado os seus colaboradores?

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