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12/04/2016

Na crise, o que as empresas podem aprender com Bryan Tracy?

Em uma entrevista, o consultor e especialista em business coaching Bryan Tracy, contou como ele ajudou algumas empresas nos Estados Unidos a sobreviverem a crise em 2008 e o que podemos aprender com isso.

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O canadense começa dizendo que antes de tudo, ele ensina a essas empresas com problemas a praticar o “abandono criativo”. Portanto, ele faz com que os gestores reflitam sobre o que atualmente é ou não necessário e importante a empresa, para assim, tomar decisões como dispensar funcionários extras, descontinuar produtos e até mesmo fechar lojas. E por consequência, focar só naquilo que traz lucro imediato a companhia. Ele diz que muitas empresas já foram salvas por se reorganizarem em cima dessa reflexão. Neste ponto, a sobrevivência é o mais importante: “concentre-se naqueles 20% de produtos e consumidores que respondem por 80% das vendas e lucros”, diz o especialista.

Bryan também explica que para cada tipo de crise e empresa, é necessário um comportamento diferente para sobreviver. No caso do Brasil, que passa por uma crise dada também a falta de confiança nas empresas, ele indica uma postura que coloque honestidade e a integridade em primeiro lugar a fim de conquistar os consumidores. Com isso, o negócio precisa focar na entrega de alta qualidade e dar garantia de satisfação a necessidade do cliente. E esse jeito de conduzir precisa continuar após a crise.

Sobre a postura dos líderes, manter a transparência com os funcionários é um fator motivador a fim de buscar apoio para trabalhar junto em soluções que ajudem a reerguer a empresa. Deixá-los a par dos reais motivos de decisões tomadas, inclusive sobre cortes de pessoas e diminuição de salários, se necessário, é importante  fazer com que eles se sintam informados sobre a real situação de cada um e da empresa. Por isso, para o líder, se manter calmo e otimista é importante para passar confiança aos colaboradores que estarão sempre o observando e tomando decisões com base no comportamento deles. 

Por fim, o que Bryan Tracy nos ensina é que é necessário observar o mercado, e ir se transformando e se adaptando a ele. Abrir o jogo com os funcionários e tomar decisões sobre o que é importante para a empresa no determinado momento, também faz parte do trabalho para poder manter o negócio funcionando e ter mais sucesso. 

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