08/03/2016
Mas não basta apenas contratar ótimos vendedores e esperar que estes façam milagres. Liderar uma equipe de vendas de sucesso é tarefa que o gestor deve conhecer perfeitamente. A liderança pode parecer um conceito simples, mas não é. Afinal, a liderança é muito mais do que apenas carisma, ou simplesmente atribuir metas e supervisionar o desempenho de qualquer vendedor. Uma boa liderança se faz com atitudes e habilidades de comando e gerenciamento.
Sendo assim, a liderança de vendas consiste em mostrar o caminho das pedras e, através de exemplos, guiar os vendedores pelo processo de vendas. No entanto, não adianta dar a meta para um vendedor, sem lhe mostrar através dos hábitos e atitudes o que ele precisa fazer para atingir o seu objetivo.
Além disso, uma meta só pode ser alcançada com métricas, que nada mais são que medidores do comportamento geral das vendas. Número de propostas emitidas, ligações realizadas, e-mails enviados, followups, clientes visitados, leads, participações em eventos de networking, indicações, entre outras. É preciso que o gestor de vendas acompanhe cada métrica dessa e direcione sua equipe de vendas para se alcançar as melhores práticas.
Além de mostrar o caminho e dar as ideias o gestor de vendas também precisa ser inspirador e motivar a sua equipe. Ele deve saber o papel dele na motivação de seus colaboradores, dominando técnicas de coaching e incentivo no tratamento de seus vendedores, os auxiliando com treinamentos de vendas, feedbacks, reconhecimento e recompensas .