24/02/2016
A filosofia “Pessoas-Serviços-Lucros”, estabelecida pelo Presidente e Fundador da FedEx, Frederick W. Smith é reconhecida em todo o mundo. Lá, eles acreditam que funcionários satisfeitos proporcionam serviços de qualidade superior aos clientes que, por sua vez, trazem lucros para a companhia, os quais são repartidos com os funcionários.
Um case recente, que foi muito comentado na mídia americana, corroborou com essa máxima da empresa. O cenário é o Noroeste do Canadá, um dia normal de novembro, inverno com temperaturas abaixo de zero e uma entrega a ser feita.
O motorista da Fedex seguia sozinho em seu caminhão, rumo ao ponto final de entrega. Vale salientar que a missão de um motorista de caminhão da Fedex não é apenas entregar as encomendas. É assegurar que tais encomendas cheguem aos seus destinatários em perfeitas condições e no prazo correto.
Sendo assim, estes motoristas têm em mente que não se tratam apenas de simples pacotes, trata-se de algo que pode ser muito importante, como um material cirúrgico que poderá salvar a vida de alguém, ou de um contrato que poderá fechar ou desfazer um negócio importante.
Na metade do trajeto, perto da fronteira com o Alaska, uma barreira de neve havia desmoronado da montanha e obstruído a única via de acesso ao seu destino final. Mas o funcionário lembrou que há 50km atrás havia um heliporto. Virou seu caminhão, foi ao heliporto, e com seu cartão de crédito pagou o frete ida e volta de helicóptero para entregar sua encomenda a tempo, sem entrar em contato com a sede da Fedex. Na época gastou 5.000 dólares de seu limite de crédito. A entrega foi feita a tempo e o cliente ficou satisfeito.
Muitos colegas de outras empresas e até mesmo familiares ficaram admirados com a coragem do motorista. Muitos achavam que ele poderia ser demitido ou que não pudesse reaver o dinheiro gasto. Mas o motorista disse que “não tinha nada a ver com coragem”. Afirmou que “só passou seu cartão de crédito porque tinha CERTEZA que sua empresa iria fazer seu ressarcimento, pois tinha plena convicção de sua missão e do que lhe é esperado, bem como dos valores de sua empresa”.
E foi exatamente isso que aconteceu. O motorista teve seu cartão coberto pela Fedex e ainda ganhou outros prêmios, entre eles a “Medalha Púrpura”, a maior premiação da Fedex, como forma de reconhecimento e agradecimento por seus esforços e dedicação. Este case mostrou realmente como uma empresa pode gerar confiança e satisfação com seus funcionários. Muitas vezes não é apenas o dinheiro o fator decisivo, mas sim a forma, as estratégias e a filosofia aplicadas pela empresa em relação aos seus funcionários
Fonte: http://www.esoterikha.com/