26/01/2016
Diagnóstico
Uma análise dos ambientes externo e interno da empresa foi realizada. A análise do ambiente externo mostrou que a empresa estava perdendo cada vez mais participação de mercado devido à baixa indicação dos corretores. A análise interna revelou que nos anos em que a empresa operou campanhas de incentivo houve uma porcentagem significativa do aumento de indicações e vendas, o que veio a melhorar o desempenho da empresa.
Solução
Foi então desenvolvida uma campanha de incentivo para criar proximidade com corretores e centrais de negócios, manter a empresa presente no dia-a-dia dos parceiros e também promover novos projetos.
Metodologia
Público: 12.000 agentes de seguros da rede credenciada e parceiros independentes.
Objetivos: Aumentar a conscientização de marca do cliente entre agentes e corretores. E também aumentar as vendas e a participação de mercado em relação aos seus concorrentes
Estratégias e Táticas
A campanha buscou promover o conhecimento dos diversos tipos de planos e serviços oferecidos pela empresa e incentivar sua base de corretores e parceiros a ampliar as vendas nessas carteiras.
Um sistema de pontos baseado em níveis de resultados foi criado. Prêmios de incentivo foram selecionados de acordo com o perfil demográfico e as metas estabelecidas para cada participante. Além disso, um monitoramento mensal do programa foi iniciado para analisar as mudanças no comportamento global dos parceiros e principalmente para ver como a campanha se desenrolaria. Ao acompanhar essas mudanças e adaptar a estrutura de regras para atender a quaisquer alterações imprevistas, a ação foi gerando um impacto cada vez mais positivo, gerando um grande aumento nos resultados de cada parceiro e consequentemente nas vendas da empresa.
Resultados
Ao fim da campanha foi realizada uma criteriosa análise dos resultados. Houve um relevante crescimento nas indicações feitas pelos parceiros e toda a rede credenciada da empresa, o que gerou números surpreendentes:
- No primeiro mês após o lançamento do programa, a empresa teve um aumento de 29% nas vendas.
- A partir do segundo mês, as vendas cresceram 63% sobre a média mensal de vendas no ano.