17/11/2015
Visão Macro
Primeiramente, é preciso saber que sua campanha de incentivo deve estar alinhada a cultura e também ao planejamento global da empresa. Ou seja, a campanha deve contribuir significativamente para que os objetivos da organização sejam atingidos e também integrar-se a outras ações de Marketing já em desenvolvimento.
Regras e regulamento
O regulamento e as regras da campanha devem ser divulgados de maneira clara e transparente ao público. Além disso, é necessário estipular quem são os participantes e se certificar de que todos os envolvidos no ciclo do objetivo a ser alcançado estejam participando, e não só um grupo seleto de pessoas.
Datas e duração
O segundo e principalmente o quarto trimestre não são períodos muito recomendáveis para criar campanhas de incentivo, pois são épocas em que naturalmente a demanda se aquece, e a ação se torna praticamente inócua.
É preciso também ter cuidado com a duração da campanha. Ações muito longas podem acarretar em falta de engajamento com o passar do tempo.
Premiações
Uma das formas de manter a campanha sempre atrativa é variar o catálogo de prêmios. Manter sempre os mesmos produtos – ou pior ainda – escolher premiações inadequadas pode fazer sua campanha fracassar. Independente do custo, o que importa é o valor percebido, o diferencial e a utilidade do prêmio: ele deve ser efetivamente um “objeto de desejo”.
Comunicação
É preciso comunicar adequadamente as campanhas de forma coordenada e contínua, sem negligenciar prazos e acessos a informações. A criação de um plano de comunicação, com materiais impressos e digitais específicos, atraentes e exclusivos são fundamentais para o sucesso da campanha.
Mensuração
É preciso criar métricas e processos de controle e acompanhamento sistemático dos resultados durante o período das campanhas. Um programa de incentivo para ter sucesso, deve ter acompanhamento em todas as suas etapas e não só em seu término. Em vez de aguardar o final para avaliar os resultados, os gestores precisam de um olhar mais macro em relação a todas fases da ação e ter critérios de análise distintos para cada um deles.