29/10/2015
Essas duas questões são muito valorizadas no contexto de trabalho, sendo que as organizações adotam diferentes estratégias para corrigir, quando necessário, e motivar seus colaboradores a seguirem a jornada de trabalho conforme o estipulado e de acordo com a sua conduta vigente.
Os critérios mais usados para gerar tais resultados são os sistemas de recompensas e punições. Grande parte das empresas utiliza o critério de punições, que é usado para corrigir alguma conduta do funcionário que não esteja sendo satisfatória para a organização, como atrasos e faltas, visando diminuir ou eliminar completamente esses acontecimentos, e também orientar o comportamento dos funcionários dentro da empresa para que se comportem de acordo com o que a organização espera deles.
Certamente, este é um método que gera resultados, uma vez que inibe os funcionários a se atentarem em relação a atrasos e faltas. No entanto, diversas pesquisas mostram que muitas vezes o efeito dessas punições pode acarretar problemas maiores para os profissionais e a própria empresa, pois, ao ser punida a pessoa tende a se sentir prejudicada, triste e desmotivada a longo prazo, sendo que por mais que ela cumpra os horários de forma pontual posteriormente, esses sentimentos irão prejudicar seu rendimento, fazendo ela produzir menos mesmo com uma jornada maior. Portanto, se a empresa utiliza esse método, deve também se utilizar de técnicas que possam inibir seus efeitos negativos, deixando bem claro para o funcionário que a punição foi pontual e que isto não deve interferir no seu trabalho.
Pensando justamente neste efeito negativo da punição, algumas empresas são mais humanas e sensatas na estratégia de gerar maior assiduidade e pontualidade de seus funcionários. Elas se utilizam do Marketing de Incentivo, atribuindo recompensas para as pessoas que cumprem com seus horários. Oferecem prêmios aos seus trabalhadores que demonstram assiduidade e pontualidade, o que também gera um efeito positivo, uma vez que essa estratégia irá motivar os funcionários a alcançarem tais objetivos. O diferencial desta estratégia é que, por mais que seja onerosa para a empresa, inibe o efeito negativo da punição em caso de não cumprimento das metas.
A Masb, empresa do setor imobiliário, é um exemplo muito claro da eficiência desta estratégia. Ela criou um programa deincentivo à assiduidade e pontualidade chamado “Colaborador Nota 10”, que já nos seus primeiros meses de existência conseguiu reduzir de 9,6% para 6% o índice de faltas mensais no período. Segundo a coordenadora de RH da empresa, Henriqueta Silva Chaves, o programa foi infinitamente mais eficiente que o método anterior de punições e advertências, além de ter gerado uma motivação extra nas atividades dos profissionais. “A ideia de médio a longo prazo é ampliar o programa para questões relacionadas não só a assiduidade e pontualidade, mais também á resultados e produtividade”, conclui.