15/10/2015
Nesse mês, a Rede Globo estreou um novo quadro no programa Fantástico, o “Chefe secreto“. Trata-se da versão brasileira da série em formato de reality chamada “UndercoverBoss” que é sucesso em vários países.
A dinâmica do programa é a seguinte: Um gestor (a) de uma grande empresa se passa por um funcionário novato para avaliar como as suas decisões impactam na empresa. Com outro nome, outra história, outra aparência, ele deixa a diretoria da empresa para encarar o chão de fábrica e trabalhar lado a lado com os funcionários.
O ‘Chefe Secreto’ pode saber a verdadeira opinião dos funcionários sobre a empresa, ver de perto os problemas, na hora em que eles acontecem e conhecer os sonhos de quem faz a empresa andar.
O primeiro episódio foi bem interessante no sentido de mostrar as duas faces de uma mesma moeda em relação a visão distinta de diferentes colaboradores. Enquanto de um lado tivemos a história de um motorista que está totalmente comprometido com a missão da empresa e com a satisfação do cliente, do outro temos um mecânico que se julga no direito de menosprezar os novatos, que nesse caso, era o seu próprio chefe.
A grande lição que pode ser tirar deste tipo de iniciativa é que, embora seja apenas um programa de televisão, a técnica pode ser aplicada em empresas sobre outros métodos e formatos, pois nenhuma tecnologia é capaz de substituir um bom diálogo e a verdadeira convivência. O modo como as empresas olham para a área de gestão de pessoas e seus métodos de desenvolvimento profissional deve prezar pela motivação do funcionário de forma completa e não olhar exclusivamente para números e tabelas de resultados. Neste sentido, as ferramentas de avaliação devem servir de apoio, e não como única medida para o desenvolvimento dos empregados.
A satisfação de colaboradores é um fator fundamental para que os níveis de motivação e de produtividade de uma empresa estejam sempre em alta – tendo em vista que, quanto maior for a felicidade de um funcionário em relação ao seu trabalho, maior será o seu empenho e, consequentemente, as suas conquistas.
Veja o primeiro episódio do programa no vídeo abaixo:
Equipe Editorial
WLC – World Line Comercial