01/10/2015
Essa preocupação com os talentos internos já rendeu diversos prêmios à AmBev. Na empresa, a gestão dos talentos é trabalhada de forma bastante peculiar e estratégica. Todos os resultados relevantes advindos dos esforços de cada colaborador são reconhecidos por meio de compensações monetárias e não monetárias, seja por meio de bônus e premiações ou até cargos e crescimento profissional.
Todos aqueles que entregam bons resultados são recompensados por isso e têm as portas abertas para crescer na companhia. Para conseguir atingir esse ideal de funcionário interessado e produtivo, a cervejaria tem mecanismos bem definidos e estruturados que incentivam a conversa entre líderes e liderados, além de reforçar as competências e preencher as lacunas de conhecimento dos empregados. Uma das ferramentas usadas é o programa de trainee. Com 15 anos de existência, já formou mais de 500 profissionais. “Muitas pessoas dos altos cargos executivos da AmBev começaram na empresa como trainees, e isso nos mostra que o trabalho tem sido bem feito”, afirma Mariani.
Outro “segredo” na fórmula para atrairtalentos da AmBev é o EmployeeValueProposition (EVP), que é a definição de uma proposta de valor consistente para os empregados através de conjuntos de políticas de carreira, desenvolvimento, liderança e gestão, remuneração e ambiente de trabalho, tornando a empresa atrativa tanto para os profissionais do mercado quanto para quem faz parte do quadro.
Atualmente, ainda não há consistência nem padrões de formatos para a utilização desta estratégia no Brasil, cada empresa cria EVP´s do seu jeito. Para descrever porque vale a pena trabalhar no McDonalds, a empresa criou frases a partir de três palavras: Flexibilidade, Família e Amigos. A Unilever foi mais tradicional, utilizou a sua metodologia de marca brandkey e criou pilares da oferta e razões para acreditar. O Google resumiu seu EVP numa frase: Doing Cool ThingsThatMatter. Na Ambev, isso significa um pacote que inclui preparação dos líderes para que desenvolvam as equipes, plano de carreira claro e acelerado, alto investimento em treinamento atrelado a premiações e remuneração vinculada ao desempenho.
Seja qual for o formato do EVP, o conhecimento gerado em projetos de Employer Branding pode contribuir para uma empresa ter as pessoas certas, no lugar certo, no momento certo. “A Ambev tem em seu time Gente talentosa, ciente de sua capacidade e com potencial de crescimento. Nossa prioridade no processo de escolha dos profissionais é justamente esse: achar Gente que quer crescer, que faz seu trabalho com orgulho e cuida de suas funções com olhar de Dono. As metas da Gente Ambev são grandes, ambiciosas, do tamanho de nossa missão e estão alinhadas com os pilares da companhia”, conclui Pedro Mariani.
Equipe Editorial
WLC – World Line Comercial