09/04/2015
Existem diversos detalhes que podem fazem a diferença no que se refere a premiação e incentivo de colaboradores. Em campanhas de incentivo, o mínimo de esforço ou complemento no planejamento ou na execução da estratégia pode fazer toda a diferença. É o caso do Vale-presente. Como já foi exposto em uma matéria recente aqui no blog, o Vale-Presente ainda continua em alta em 2015. De acordo com a pesquisa 2014 GiftCard Inquérito IQ, esse tipo de estratégia continua a ser arsenal importante nas estratégias de incentivo das empresas, sobretudo vales com benefícios voltados a serviços e experiências, como bem-estar, alimentação, lazer e entretenimento. Abaixo teremos alguns panoramas e cenários:
Confirmando estudos anteriores, na pesquisa da Incentive Gift Card Council em parceria com a Incentive Research Foundation, de junho de 2014, cerca de metade das empresas norte-americanas usam cartões de presente para premiar ou reconhecer funcionários, parceiros ou clientes.
Segundo a pesquisa, a aplicação mais comum é em campanhas de incentivo a funcionários, seguida por campanhas de incentivo de vendas e programas de relacionamento e fidelização de clientes. Programas voltados para fornecedores são os menos prevalentes. O ticket médio é mais elevado para campanhas de incentivo de vendas (cerca de 150 dólares) e menor para campanhas voltadas para clientes (cerca de 50 dólares).
Outros detalhes importantes: mais de 50% dos vales-presentes oferecidos como recompensa são os que podem ser utilizados em qualquer estabelecimento, desde que eles aceitem uma determinada bandeira de operadora. Grosso modo, seriam cartões pré-pagos de uma determinada bandeira, Mastercard, por exemplo, que podem ser utilizados em qualquer estabelecimento que aceite essa bandeira. A consolidação do vale presente virtual (aqueles enviados por meios eletrônicos) também tem se mantido, sendo que 28% das grandes empresas afirmaram que utilizam esse recurso como forma de premiação.
Comparar o cenário norte-americano com o cenário nacional é um desafio bastante complicado. Temos em nosso país poucas pesquisas abrangentes no que tange o mercado de vale presente. Isso se deve em grande parte pelo vale presente precisar de uma melhor regulamentação em termos legais e tributários, no Brasil. Essas dificuldades inclusive acarretaram alguns problemas no passado para o mercado de incentivo. Sabemos que o processo de discussão dessas regulamentações tem andado, mas de modo não tão rápido quanto o desejado. O que podemos afirmar, pelas pesquisas e estudos estrangeiros é que o Vale Presente tem aumentado a sua importância no mercado de incentivo de forma gradativa e contínua.
Como referencial, temos casos de sucesso onde os programas de incentivo utilizam o vale presente em conjunto com produtos físicos como premiações. É uma prática que visa manter o “equilíbrio” entre o vale presente e produtos para um bom catálogo de prêmios. O grande trunfo de estratégias assim, é a liberdade que elas oferecem ao funcionário na hora de escolher a premiação.
A WLC, empresa referência em soluções para campanhas de incentivo, possui, entre diversos outros produtos em seu leque de opções personalizadas, soluções para a prática dessa estratégia. A empresa dispõe de um dos catálogos de prêmios on-line mais completos do mercado, e também soluções de Vale Presente customizado.
Em parceria com a empresa Vale Presente, a WLC passou, desde 2012, a fornecer um tipo de Vale Presente bastante inovador: o Vale Presente Mastercard. Ele funciona como qualquer outro cartão. Ao adquirí-lo, você recebe uma senha composta por 4 dígitos numéricos e o utiliza nos milhares estabelecimentos que aceitam a bandeira MasterCard.
Caso deseje saber mais sobre esse benefício, confira o infográfico abaixo: