20/01/2015
Não é nenhuma novidade no universo corporativo que um dos principais atributos nos resultados de empresas se dá por meio da motivação e do engajamento de colaboradores. Diversas pesquisas evidenciam tal diagnóstico, mostrando que a motivação de funcionários está diretamente relacionada com a produtividade da empresa e também com a satisfação de seus clientes.
É sabido também, por meio da teoria do marketing de incentivo e a sua história, que este estado de espírito dos colaboradores pode e deve ser estimulado pelas empresas, principalmente através de reconhecimento e recompensas.
É muito comum, no entanto, gestores confundirem técnicas, metodologias e o próprio significado dessas duas estratégias de incentivo e terem dúvidas sobre a eficácia delas na gestão dos negócios, considerando recompensas e ações de reconhecimento um gasto e não um investimento que poderá gerar lucro efetivo.
Antes de explanarmos acerca desta erronia impressão, temos que primeiramente diferenciar as duas estratégias em seus devidos conceitos, pois também é muito habitual a ideia de que estas duas técnicas de incentivo são a mesma coisa.
Inicialmente temos que saber que recompensas são tangíveis. O reconhecimento, não. Recompensas são sempre algo que você pode tocar e atribuir um preço, ou seja, possui um apelo econômico. O reconhecimento é muitas vezes invisível e de valor inestimável, nesse sentido, possui um apelo mais emocional.
Portanto, devemos pensar que recompensas são simplesmente consumidas. O reconhecimento é mais profundo. Ao receber dinheiro ou um presente que normalmente é gasto, esse ativo será consumido até o fim. Em contraste, o reconhecimento é uma experiência de imersão total e um encontro pessoal do melhor tipo e que pode durar para sempre.
Um outro aspecto importante que devemos analisar é que a recompensa será sempre transacional. O reconhecimento deve ser sempre relacional. Ou seja, recompensas funcionam assim: se você fizer “X”, então terá “Y” em troca. O reconhecimento é muito mais que uma troca relacional entre as pessoas. Recompensas são ótimas para atrair pessoas para uma organização e reconhecimento é perfeito para mantê-las.
Se você está se perguntando qual das estratégias deve utilizar, a resposta é simples: as duas. Recompensas e Reconhecimento na medida certa é a solução correta para manter seus colaboradores motivados, seja em épocas calmas ou em cenários turbulentos.
Essa medida, entretanto, deve ser encarada com muito cuidado. Ao criar uma estratégia de recompensa e ações de reconhecimento, é fundamental elaborar metodologias e ter muito bom senso na maneira como será realizado cada esforço.
Se não houver uma base estrutural com critérios muito bem estabelecidos na forma como a ação é feita, a competição entre os colaboradores acaba sendo prejudicial para o ambiente de trabalho. Nesse sentido, campanhas de incentivo é uma ótima ferramenta para premiar e reconhecer de maneira adequada e estimular a motivação de funcionários, sem gerar atrito entre eles.
Ações desse porte têm sido cada vez mais implantadas por empresas com o objetivo de manter os colaboradores motivados. O mercado do marketing de incentivo vem crescendo de forma significativa no Brasil, conseguindo um amadurecimento e uma boa parcela do mercado de marketing.
Se você deseja saber mais sobre esta incrível estratégia de marketing, confira este artigo sobre a qual explicamos resumidamente como é realizada uma campanha de incentivo. Ou, se preferir, acompanhe variados cases de sucesso publicados aqui para você se inspirar.
Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial