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08/01/2015

O que todo Gestor precisa saber sobre motivação de funcionários

O que todo Gestor precisa saber sobre motivação de funcionários

O universo corporativo atual, extremamente globalizado, complexo e competitivo, exige dos gestores e colaboradores constante motivação para que resultados satisfatórios sejam alcançados. O êxito na maioria das empresas tem se tornado cada vez mais resultado da existência de uma atmosfera motivacional e um capital humano qualificado, produtivo e competitivo.

Gestores modernos precisam estar atentos a esse fator dentro de sua empresa, pois um clima organizacional que proporciona motivação a seus funcionários é um bem imensurável para as organizações, uma vez que a partir deste benefício os colaboradores tendem a ser mais felizes, o que contribui diretamente em seu desempenho na empresa.

Um estudo recente do Financial Times aponta que a felicidade no ambiente de trabalho é muito importante para os negócios. A pesquisa revela, por exemplo, que pessoas mais felizes são mais saudáveis, produtivas, criativas na resolução de problemas e desenvolvem o trabalho com melhor qualidade.

Outra pesquisa da empresa de serviços profissionais Towers Watson, mostra que os índices de produtividade diminuem significativamente quando os funcionários vivenciam na empresa altos níveis de estresse e desmotivação. A pesquisa mostra que, dos funcionários que alegavam estarem desmotivados, mais da metade (57%) também relataram que estavam infelizes na empresa e que rendiam menos do que poderiam.

Em contato com estas ou outras pesquisas acerca do tema, diversos gestores de grandes empresas já perceberam que o sucesso da sua organização está diretamente relacionado com a motivação de seus colaboradores. Pois, além de estar relacionado com aspectos internos dentro da companhia, como produtividade e qualidade do trabalho, a motivação também impacta aspectos externos da organização, como o atendimento ao cliente e a sua fidelização.

Como vimos em post recente aqui no blog, um dos maiores cases mundiais em atendimento e fidelização de clientes,  chama-se Walt Disney World, e uma das principais lições que o emblemático Walt Disney nos ensina é “Quer encantar seus clientes? Encante seus funcionários” e afirma: “uma equipe só conseguirá encantar os clientes na medida em que a empresa saiba encantá-los primeiro”.

Essa afirmação de Walt Disney que mostra a relação da motivação de funcionários com o atendimento e fidelização de clientes é evidenciada pelo grande sucesso de seu parque temático e também por um longo estudo da Incentive Marketing Association. 

O relatório da Performance ImprovementCouncil (PIC), empresa responsável pelo estudo, aponta que estratégias de motivação contribuem de maneira significativa no engajamento do colaborador, o que, por sua vez, aumenta a fidelização de clientes através da interação positiva.

Os estudos foram realizados por uma ampla gama de pesquisadores e profissionais do ramo para chegar a estas conclusões. Ela aponta, por exemplo, para as descobertas de um professor da Universidade de Purdue que revela que nos Estados Unidos os colaboradores treinados e motivados são responsáveis por 80% dos atendimentos de clientes satisfeitos.

Um outro estudo da HayGroup detectou, por meio de um levantamento minucioso, que os colaboradores com altos níveis de engajamento elevam em até 22% o grau de satisfação do cliente em relação a funcionários com baixos níveis de engajamento.

O relatório também observou estudos de casos específicos, como o da empresa de tecnologia da informação “Rackspace”. A empresa, que é autoproclamada “fanática” por serviços ao cliente, tem desfrutado de enorme crescimento nos últimos anos e já atende a 60% das TOP100 empresas da Revista Fortune com um nível bastante elevado de fidelizações de clientes. A liderança da Rackspace atribui isso, em parte, aos seus esforços para incentivar a motivação e o reconhecimento de seus trabalhadores, principalmente por meio de campanhas de incentivo.

Esta estratégia oferece às empresas meios de estimular a competitividade saudável entre funcionários, trazendo reflexo positivo no ambiente de trabalho, além de mostrar aos colaboradores um interesse real em impulsioná-los, potencializando suas habilidades e performances.

Por esse motivo, há alguns anos, o mercado do marketing de incentivo vem crescendo de forma significativa no Brasil, conseguindo um amadurecimento e uma boa parcela do mercado de marketing. Empresas como McDonald’s, Itaú, Sky e L’oreal investem anualmente em campanhas de incentivo para estimular a motivação e o envolvimento no trabalho, desenvolvendo o colaborador e promovendo recompensas e incentivos para que eles se destaquem.

Somente nos Estados Unidos, o Marketing de Incentivo movimenta anualmente quase US$ 200 bilhões. No Brasil, segundo dados de uma pesquisa realizada pela SSK Análises Mercadológicas  junto às 500 maiores empresas brasileiras, em 2013 as organizações investiram em campanhas de incentivo 16% a mais que o ano anterior, e em 2014 e 2015 a tendência é que esses números aumentem ainda mais.

Nesse sentido, os líderes precisam estar muito atentos a estas questões dentro de sua empresa, pois, cabe a ele incentivar e traçar as estratégias para que a sua equipe e demais áreas desempenhem o melhor papel dentro da organização.

Grande parte dos gestores modernos já sabem os benefícios que uma campanha de incentivo pode trazer para os resultados da empresa, aumentando a produtividade, estimulando um trabalho de melhor qualidade e criando um clima organizacional saudável entre a equipe, com colaboradores mais felizes, eficientes e satisfeitos.

Equipe Editorial
WLC – World Line Commercial

 

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