25/09/2014
Gamification é um processo onde a mecânica que é normalmente associada com jogos é adicionada a conceitos “não-jogos”. Estes mecanismos incluem itens como placares, pontos, níveis (ouro, prata e bronze), fases, missões, entre outros.
Em campanhas de incentivo, gamification é uma estratégia de interação entre pessoas e empresas com base no oferecimento de incentivos que estimulem o engajamento do público com as marcas de maneira lúdica. Estes mecanismos transformam participantes em jogadores, uma vez que eles competem contra os outros ou com si mesmos, a fim de cumprirem determinado objetivo.
Na prática, as empresas oferecem recompensas a participantes que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a captação de novos clientes para a marca. No entanto, esta ação acontece de forma lúdica, remetendo a um jogo em que o participante se sente dentro de um universo paralelo.
Em campanhas de Incentivo, a estratégia de gamification nos proporciona muitos benefícios extras. Segundo especialistas da Incentive Solutions, os principais são:
- Níveis mais altos de engajamento;
- Níveis mais altos de participação;
- Mais chances de alcançar o efeito desejado entre os participantes;
- Aumento na lealdade do participante;
- Aumento dos lucros.
Esses são grandes benefícios que todo empresário ou gestor deve aspirar. Mas para alcançar resultados em campanhas de incentivo por meio desta estratégia é necessário tomar alguns cuidados no planejamento:
1° Defina os objetivos da sua ação
Para isso, você deve:
- Responder por que você está utilizando estratégia de gamification;
- Determinar o resultado final que o programa deve atingir;
- Definir quais métricas você usará para medir o seu sucesso.
2° Crie um tema divertido que possa gerar identificação por parte dos participantes;
Para isso, você deve:
- Determinar os comportamentos que você deseja gerar;
- Desenvolver um roteiro linear para o programa;
- Atribuir funções para os jogadores / participantes;
3° Crie atividades diárias e rotinas divertidas para que os participantes se envolvam;
Para isso, você deve:
- Definir quem participa;
- O que os motiva;
- Que recompensas irão funcionar melhor para induzir comportamentos desejados.