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Categoria: Dicas

20/06/2014

5 dicas de como obter o máximo de funcionários remotos

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Com o avanço da tecnologia, o trabalho remoto vem crescendo rapidamente, trazendo numerosos benefícios para as empresas.  De acordo com Chris Ducker, especialista em recursos humanos virtual e autor do livro “Virtual Freedom”, uma empresa pode economizar cerca  de US$ 11.000 ao ano por cada funcionário remoto que contrata.

Este benefício, no entanto, gera amplos desafios para os gestores de equipes por diversos fatores. A boa notícia é que estes desafios podem ser superados com apenas um pouco de esforço e atenção de sua parte:

1.  Intensifique a comunicação à medida que a distância aumenta

O velho ditado “O que os olhos não veem, o coração não sente” realmente se aplica quando se trata de trabalhadores remotos. É fácil esquecer que eles estão lá fora – pelo menos até que algo realmente bom ou realmente ruim aconteça. Estabeleça uma comunicação mais eficiente e regular com esse tipo de funcionário, mesmo que seja só para dizer “Olá” e perguntar como as coisas estão indo. Quanto mais longe você está de seus funcionários remotos, mais importante será manter contato com eles. Crie um alerta semanal em seu calendário para recordar desta tarefa, e certifique-se de segui-la com cada um dos funcionários.

2.  Faça reuniões periódicas

A imensa quantidade de plataformas tecnológicas facilita a inclusão dos seus funcionários remotos em reuniões regulares. Invista na aquisição de um sistema de alto-falante de qualidade para a sua sala de conferência com o intuito de permitir que todos possam ouvir e serem ouvidos com clareza, e também configure um PC  ou notebook com uma câmera que você pode usar para fazer chamadas no Google Hangouts, Skype, ou uma plataforma como GoToMeeting. Não há nenhuma razão para deixar ninguém de fora de suas reuniões, independentemente de onde ele ou ela pode estar.

3.  Agende eventos periódicos de “team-building

As pessoas naturalmente constroem relacionamentos fortes quando trabalham em equipe. É muito mais difícil para os funcionários remotos a formação de uma equipe coesa e com forte engajamento – especialmente trabalhadores que nunca se encontram pessoalmente. Você pode ajudar seus funcionários remotos a construírem tal relacionamento de trabalho com a criação de uma agenda com eventos periódicos de “team-building” com toda a equipe.  Isto, além de reforçar o relacionamento, criará laços de confiança que irá tornar todos mais eficazes e produtivos.

4.  Deixe claro as regras e expectativas

Não é porque os funcionários remotos não trabalham no escritório que eles não estão sujeitos às regras que seus outros empregados devem aderir. Se eles trabalham em casa ou em um Starbucks não importa. O importante é que os prazos e as expectativas devem ser cumpridos de acordo com o que for pré-estabelecido. Se você tem expectativas específicas para eles como, por exemplo, que trabalhem durante as horas normais de expediente ou que devem estar sempre disponíveis por telefone, então você precisa deixar estas regras perfeitamente claras. Se as expectativas de todos estão em sincronia, você pode evitar uma série de mal-entendidos e conflitos em potencial.

5.  Celebre seus sucessos

Todos os seus colaboradores precisam ser reconhecidos e recompensados quando fazem coisas boas para a sua empresa, e isso inclui seus funcionários remotos. Certifique-se de destinar um tempo para recompensá-los e divulgar este reconhecimento amplamente em toda a organização. Caso você não possa realizar esta importante tarefa no escritório, você pode recompensá-los enviando notas de agradecimento ou itens de reconhecimento, tais como cartões de presente, canecas de café, ou qualquer outro item que possa celebrar o seu sucesso.

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