29/05/2014
Pesquisa realizada pela Talenses, consultoria de recrutamento executivo, revela que esta é a geração que mais muda de emprego. Aprenda a reter esses talentos que, segundo especialistas, são “máquinas de ideias”.
A pesquisa revelou que esses talentos ficam menos de dois anos na mesma companhia. “Aproximando o olhar da geração Y, percebemos que 71% deles ficaram de 3 a 6 meses no último emprego. Esse é um dado preocupante e traz à luz a necessidade de gerar uma reflexão tanto dos profissionais dessa geração quanto dos empregadores. Trata-se de uma relação que ainda não está em sintonia”, analisa Luiz Valente, diretor geral da Talenses, em entrevista para o site Computerworld.
Percepção semelhante tem Noel Portugal, diretor de marketing e vendas da Emphasys IT Services, especializada na contratação de talentos para o segmento de tecnologia da informação. “Diferentemente dos Babies Bommers, que ficavam entre 25 a 30 anos numa mesma companhia, as gerações Y e Millennium geralmente entram em uma empresa para atuar por projeto. Dão tudo de si, cumprem sua missão e vão embora, não existe mais vínculo”, observa o executivo ressaltando que esses jovens talentos são “máquinas de ideias”, sempre aparecem com novas visões acerca de produtos e metodologias, as quais nem sempre dão certo, mas que podem ser uma fonte de inovação para as companhias. Segundo Portugal, esta é uma característica da Geração Y que nem sempre é compreendida nas organizações, pois muitas vezes os líderes não têm tempo de ouvi-los, o que contribui para esta baixa taxa de retenção desses profissionais no mercado atual.
Para aproveitar melhor as excelentes características desses talentos e retê-los, o diretor de marketing e vendas da Emphasys IT Services lista algumas dicas. Confira abaixo:
1- Ofereça treinamento
Treinar é algo importante para manter o nível de qualidade dos serviços da empresa, sem pensar que o profissional irá embora. Estabeleça políticas e regras bem claras para aqueles que serão eleitos aos treinamentos de sua empresa (meritocracia). Crie uma cultura favorável ao aprendizado e não a permuta Emprego x Conhecimento;
2- Fique atento às promoções
Crie mais faixas em seu Plano de Cargos e Salários de forma que o tempo de promoção não se estenda, os jovens profissionais odeiam ficar esperando um reconhecimento da empresa. O mesmo quando uma atividade ou projeto vai bem, reconheça sempre que possível, pois isso cria um ambiente favorável ao engajamento dos profissionais em busca de novos desafios;
3- Aloque pessoas no local e hora certa
Alterne as atividades sempre que possível, reveja seu portifóliode projetos para configurá-lo sobre uma duração de tempo menor, se possível. Um prazo de até seis meses é considerado longo para manter profissionais desta geração dedicados e com a mesma energia e motivação igual a do primeiro mês;
4- Não ignore talentos
Crie mecanismos para ler e interpretar melhor as necessidades desses talentos e faça mais por eles. Às vezes, pedidos simples são ignorados em função de políticas rígidas e que não são tão importantes para profissionais de outras gerações;
5- Trabalhe com regras menos rígidas
Flexibilize para que o pessoal possa se sentir à vontade com as regras, estabeleça restrições, mas nunca proibições. Experimente práticas como a flexibilização de horários, acesso à internet e incentive a prática de esportes.