08/01/2014
Estar preparada para novos cenários e tendências é o que toda organização deve fazer, ainda mais quando se trata de reconhecimento. É uma tarefa bastante árdua se manter atualizado e motivar seus colaboradores a estarem também. A cada ano os desafios crescem e, com isso, as recompensas também precisam evoluir na mesma proporção.
Nesse cenário, o especialista Roy Saunderson apresenta seu ponto de vista sobre 10 tendências do mercado de reconhecimento para o ano de 2014 nos Estados Unidos, que podem ser aplicadas também no mercado brasileiro.
1- O reconhecimento estará mais integrado à experiência da empresa: A rede social será usada como fonte para recrutamento, branding e outras áreas. A “tecnologia de reconhecimento” também será utilizada para acolher e orientar os novos funcionários, e capacitá-los para iniciar dando e obtendo reconhecimento. Ele pode ajudar os trabalhadores a manter fortes em si a cultura da empresa e, assim, atrair e reter os melhores funcionários de uma organização. A tecnologia de reconhecimento será utilizada para acolher e orientar novos funcionários.
2- O mobile é, e continuará sendo, a plataforma: Com mais de 162 milhões de usuários de Internet através de smartphones e 140 milhões de usuários através de tablets nos EUA, os fornecedores deverão garantir que todas as plataformas de reconhecimento sejam totalmente acessíveis em dispositivos móveis. Esta é uma oportunidade para que a mensagem da marca e do poder do reconhecimento sejam comunicados, reforçados e envolvam os colaboradores.
3- A diferenciação estará aberta a empresas mais inovadoras: Novas tecnologias e mentes inovadoras estão prestes a transformar a indústria do reconhecimento. As métricas poderão ser mais aprofundadas para casos mais específicos. A criatividade irá prosperar, com soluções personalizadas e individualizadas para cada caso. Qual será o seu diferencial?
4- O conceito de “Social Good” será um importante canal para caridade: Muitos colaboradores doarão partes de suas recompensas financeiras para fazer diferença no mundo. Haverá uma onda de interesse dos colaboradores em participar doando para organizações de microfinanciamento e outros projetos patrocinados como Kiva, GlobalGiving, Charity Water, entre outros. Quando fizerem isso, sentirão o reconhecimento de sua colaboração no trabalho transformar-se em uma contribuição pessoal para o mundo.
5- Esteja pronto para uma conexão emocional ainda maior: Dados de ações prévias de reconhecimento irão prover informações essenciais que permitirão um aprendizado. Assim poderá ser desenvolvida uma melhor conexão entre colaboradores e gestores e um maior envolvimento emocional entre ambas as partes. Viver os valores da organização poderá ser motivado por formas mais dinâmicas de reconhecimento como mensagens individuais dos líderes seniores, bem como de seus gerentes imediatos.
6- As mídias sociais espalharão as boas notícias: Facebook, Twitter e Linked In já são usados para compartilhar o reconhecimento de colaboradores. Agora mais canais de mídia social como Pinterest, Google+, Tumblr e Instagram serão usados. As mídias sociais mais recentes serão usadas para melhorar ainda mais a experiência de reconhecimento.
7- Cuidado com as implicações de ferramentas com maior interatividade: Companhias vão experimentar novas ferramentas como, por exemplo, os “QR Codes”. Estes estarão nas embalagens para presente dos prêmios de uma determinada ação e criarão um elemento de comunicação interativo. Através dessa e de outras tecnologias, o reconhecimento se tornará uma estrada de duas mãos que irá permitir o feedback online imediato sobre a forma como o reconhecimento ou evento foi assimilado pelo seu recebedor.
8- O vídeo será um poderoso comunicador do reconhecimento: O vídeo já está sendo utilizado como ferramenta para entrevistas, treinamento e em outras formas de comunicação corporativa. Eles também estão disponíveis em quase toda a totalidade de dispositivos eletrônicos. Expectadores de vídeos digitais já superam a marca de 190 milhões nos Estados Unidos, o que reforça a tendência de substituição do texto (em cartas ou cartões, por exemplo) pelo vídeo no ato da entrega de um determinado prêmio ou recompensa.
9- Pare de transacionar recompensas e comece a inspirar as pessoas: As empresas estão muitas vezes presas aos paradigmas tradicionais de recompensa enquanto os colaboradores estão em busca de um reconhecimento social mais significativo. Os colaboradores desejam um trabalho com propósito e significado. As empresas devem ligar os pontos e adicionar mais inspiração e motivação através de suas plataformas de reconhecimento online e de comunicação.
10- A análise em tempo real ajudará a ir mais fundo: Bancos de dados sobre as atividades de reconhecimento, mais ricos proporcionarão melhores insights e compreensão sobre os organizadores de ações de reconhecimento, gerentes e/ou colaboradores, bem como informações sobre os destinatários e os seus hábitos. Informações assim permitirão que as organizações se conectem melhor e se envolvam emocionalmente com o seu alvo e tomem melhores decisões.