27/11/2013
Uma solução simples, na medida certa para empresas e consumidores, com muita tecnologia.
É assim que a Vale Presente, empresa do Grupo Multi, do empresário Carlos Wizard Martins, controlador de diversas empresas, entre elas a rede de idiomas Wizard, vem conquistando um espaço importante no mercado brasileiro de soluções para premiação corporativa.
O modelo de negócio para o mercado de campanhas de incentivo está baseado na oferta de cartões carregáveis que são oferecidos para a compra de produtos no varejo físico e eletrônico. Para as empresas e agências de incentivo, é um mecanismo prático, eficiente e de custos competitivos para o desenvolvimento de campanhas de alto impacto e grande volume de participantes, como as atendidas pela WLC.
Para o premiado, o vale-presente pode ser utilizado em compras em qualquer estabelecimento credenciado Mastercard ou, dependendo da opção, também podem ser “bloqueados” para utilização exclusiva nas marcas parceiras, tanto em lojas físicas quanto em virtuais, caso o parceiro possua os dois canais. Este é o caso de empresas como Walmart, Centauro, Magazine Luiza, Kopenhagen, entre muitas outras.
De acordo com o gerente comercial de Fidelização e Incentivos da Vale Presente, Iberê Barbosa, a companhia vem crescendo rapidamente dentro do mercado corporativo. “A média mensal de vales emitidos está em aproximadamente 15 mil no segmento B2B, 2 mil no B2C e 30 mil no canal Distribuição”, explica o executivo.
Estruturada para crescer, a Vale Presente conta hoje com o maior canal de vales do País, de acordo com Barbosa.
Nova regulamentação
Em maio de 2013, foi publicada a Medida Provisória 615, que regulamenta o sistema de pagamentos eletrônicos no Brasil, incluindo os cartões e o chamado mobile payment. Serviços de pagamento feitos por celular, cartões de pagamento e as “moedas eletrônicas” passam a fazer parte do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), regido pela Lei 10.214/01. As bandeiras, administradoras e adquirentes de cartões de crédito passam a ser reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central. A MP proíbe, entretanto, o exercício de atividades típicas dos bancos, como a concessão de empréstimos, por empresas de pagamento eletrônico.
As novas diretrizes vão ajudar a alavancar o mercado de incentivo por meio eletrônico. “As novas regras, criadas para a regular a indústria brasileira de pagamentos de varejo, com certeza propiciarão mais solidez e credibilidade no setor de cartões de premiação corporativa”, diz Barbosa, destacando que as normas tornam mais transparente a relação entre as empresas e usuários, o que vai estimular o crescimento do mercado como um todo.
Na opinião do executivo da Vale Presente, um dos grandes diferenciais que fazem com que os chamados gift cards cresçam rapidamente no meio corporativo é o seu valor agregado. “Ao entregar um vale-presente personalizado, contendo a foto do colaborador, da equipe, ou até mesmo de um layout alusivo ao tema da campanha motivacional, a base premiada reconhece como uma solução priceless. Algo nunca recebido, com forte apelo emocional, resgatando o princípio da meritocracia junto aos colaboradores”, enfatiza Barbosa.
Atenta a soluções inovadoras e de alto impacto para seus clientes, a WLC é parceira da Vale Presente desde o início. “É uma relação que promete longevidade, diante das operações dos seus clientes e da agilidade da Vale Presente em oferecer soluções inéditas no mercado de premiação, gerando alto valor agregado junto à base de premiados. Esperamos crescer juntos nessa parceria que já é sucesso”, acredita Barbosa.
Para mais novidades sobre Marketing de Incentivo, acesse o site da WLC,
nossas páginas no Facebook e LinkedIn! e confira nosso Canal no Youtube!