10/07/2012
As lojas virtuais são responsáveis por 65% dos negócios gerados na America Latina, movimentando cerca de R$ 18 bilhões no ano de 2011. No entanto, no Brasil, a logística é um das maiores barreiras para o segmento progredir. Um estudo feito pelo E-commerce Brasil mostrou que o prazo de entrega mais comum das lojas virtuais brasileiras é de três dias úteis e apenas 65% das lojas entregaram o produto no prazo em 2010. Constatou-se também que, quanto maior o prazo, menos entregas no tempo estipulado são feitas.
Este problema de logística que o país enfrenta possui uma forma de prevenção para que não haja atrasos na entrega: um bom planejamento e um BackOffice bem estruturado. Mas o que é o BackOffice? É a parte que gerencia internamente uma operação em e-commerce. Nele, inclui-se a logística, estoque, o gerenciamento dos pedidos, clientes, relatórios, planejamento etc. Para que haja um bom funcionamento de toda a entrega, é crucial que toda a gestão da operação esteja em sintonia: organização é a palavra-chave.
Em termos de planejamento, o sistema de BackOffice no e-commerce brasileiro pode aprimorar a gestão da entrega tornando-se responsável por toda a frota de logística, otimizando o processo. Isso faz com que a loja virtual aprimore seu sistema e consiga cumprir os prazos estipulados sem maiores transtornos.