Últimas publicações

Categoria: Dicas

02/08/2013

Consultor Virtual – Pegue o premiado pelos olhos

note G

Por Julio Junior *

Hoje, darei prosseguimento ao assunto abordado em nossa última coluna,

“A Importância do Prêmio em uma Campanha de Incentivo”.

Falaremos mais especificamente a respeito da descrição dos produtos escolhidos para um catálogo de prêmios.

Retomando a partir de nossa última conversa, a escolha dos produtos é de suma importância, para que os colaboradores se sintam ainda mais motivados a atingir e superar as metas estabelecidas e conquistar a premiação desejada. Nesse ponto devemos considerar também a importância da descrição dos prêmios que serão disponibilizados nessa campanha de incentivo. Todavia devemos nos questionar: porque esse tópico é tão importante?

Ao se adquirir um produto por meio de um catálogo virtual, um colaborador pode se perguntar quais vantagens o prêmio desejado oferece, quais características técnicas esse prêmio possui. Vamos falar de forma resumida sobre as partes integrantes da descrição de um prêmio.

Imagens

Através das imagens o colaborador fará seu primeiro contato com o prêmio para resgate em potencial. As imagens devem ser variadas e se possível mostrando em vários ângulos o prêmio em questão, para que o colaborador se sinta atraído e procure saber mais acerca do item.

Título

Ao mesmo tempo é importante que o título exprima de forma resumida todos os principais recursos que o prêmio possua. Deve ser objetivo, citando as principais características do prêmio, e sinteticamente adequado, atendendo também as necessidades no tocante a busca, para que sejam encontrados sem dificuldade pelo colaborador.

Categorização

Os produtos devem estar corretamente alinhados em categorias e subcategorias, para serem facilmente encontrados e comparados entre si. Nós aconselhamos sempre por tentar agrupar, dependendo do tamanho do catálogo, prêmios de diferentes subcategorias em uma, a fim de tornar menos cansativa a navegação e mais bem distribuído o acervo de prêmios disponíveis para resgate

Descrição

A descrição é a parte na qual estão as informações que farão o colaborador se decidir pelo resgate do prêmio. Ela deve ser clara, objetiva, abrangente, detalhada e com a maior quantidade de dados possível, para que o premiado possa se familiarizar com o produto, compará-lo e se decidir pelo resgate sem a menor dúvida.

Além disso, prêmios de diferentes categorias, necessitam de diferentes níveis de detalhe na descrição, de acordo com a sua função. Exemplo: um televisor LED precisa de informações como taxa de atualização, contraste, brilho, resolução e conexões obrigatoriamente. O mesmo não se precisa cobrar de um conjunto de panelas, no qual, o foco será dado ao material que compõe esse conjunto,  as capacidades das diferentes panelas que fazem parte desse conjunto e ao apelo estético de um conjunto mais requintado se esse for o caso.

Vídeos

Sempre que isso for possível, a inserção de vídeos explicativos referentes aos prêmios deve ser considerada. Eles podem ser tão importantes quanto a descrição de um prêmio, especialmente em itens de tecnologia como Televisores, Smartphones, Notebooks, Tablets etc.

Existem casos, como em catálogos impressos, nos quais os tópicos descritos acima não podem ser aplicados de forma satisfatória porque o espaço é limitado. Por isso a WLC sempre recomenda a escolha de um catálogo virtual para a sua campanha, dessa forma você tem mais flexibilidade e espaço, tanto para a exposição, quanto para a comparação dos prêmios a serem utilizados em sua campanha.

*Julio Junior é Assistente de Projetos Web da WLC

 

Deixe seu comentário

Posts Relacionados