11/06/2012
Para que sua loja virtual cresça e obtenha prestígio é importante investir em um sistema de logística de qualidade, para que possa distribuir os produtos de maneira eficiente, o que traz credibilidade à sua marca. Mas para isso, é preciso alguns cuidados, garantindo que o consumidor tenha confiança na hora de comprar e sempre volte para o seu e-commerce.
Na hora de enviar o produto, esteja atento ao prazo e principalmente confira para não entregar um objeto diferente do comprado. Caso um dos dois erros ocorra, não deixe de se desculpar com o comprador e consertar o ocorrido. Enviar um brinde para compensar a gafe pode ser uma boa opção.
Informar o consumidor a data de entrega é essencial, mas nunca faça a promessa de uma data que não terá como ser cumprida. Surpreenda o comprador, por exemplo, colocando o prazo de entrega em até sete dias e busque conseguir uma entrega bem mais rápida. Entretanto, como o consumidor estará programado para receber em uma data mais tardia, é preciso avisá-lo que a mercadoria chegará antes para que ele possa se preparar e assim tudo ocorra bem.
Se pensa em otimizar o processo de venda e minimizar os riscos de “erro humano” na hora de entrega do produto, é ótimo investir em ferramentas tecnológicas desenvolvidas para isso. As soluções de CRM ou de ERP ajudam a controlar o processo de saída de produtos e também a manter um histórico de compras do consumidor. Vale a pena investir nesse diferencial.
Para fechar, a logística do seu e-commerce com louros e glórias, é preciso estar preparado para a logística reversa, ou seja, se o consumidor quiser devolver o produto. A reentrada de uma mercadoria no estoque deve vir com o ressarcimento do valor pago, pois é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Um processo logístico bem estruturado consegue também evitar danos no produto na hora de sua entrega, aumentando a segurança e a confiabilidade no serviço prestado. Por isso, invista em um sistema de qualidade e faça com que sua loja virtual ganhe destaque!