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10/03/2022

Como motivar profissionais da Geração Z

Comp2

Como motivar profissionais é um tema estudado e debatido por vários gestores ao longo dos anos. E esse tema sempre gera debates e ideias sobre o planejamento e execução de estratégias levando em conta que em uma empresa existem funcionários de diferentes gerações e que é altamente improvável um quadro composto apenas por faixa etária específica. Também é possível concluir que os elementos e fatores que motivam cada geração, ou faixa etária, são diferentes e que é importante desenvolver estratégias diferentes para atingir cada público. Tendo esses conceitos em mente aqui abordaremos alguns aspectos referentes a Geração Z.

Composta por pessoas nascidas no final dos anos 90 e início da primeira década do século atual, essa geração já nasceu em um ambiente completamente digital, possuindo uma grande familiaridade com tecnologias, informática e redes sociais, gastando em média duas horas por dia nesses ambientes digitais, segundo relatórios do Global Web Index. É numerosa e composta por profissionais que, em sua maioria, estão no início de sua trajetória. Devido a mudanças no mercado de trabalho e a alta competitividade é normal que essa geração, assim como parte da geração Y não crie laços duradouros com empresas e seja menos otimista e confiante no mercado de trabalho embora almeje alguns benefícios procurados por gerações anteriores como plano de saúde e academia ou creche.

A Geração Z

 - Por ser mais social, também é mais apegada a causas e vê no consumo uma forma de demonstração de apoio.

 - Por ser mais digital, enxerga o consumo de forma mais prática, valorizando mais o acesso do que a posse de bens.

Motivando e retendo talentos

 Para motivar a Geração Z é preciso demonstrar claramente os propósitos de sua empresa. Não importa se os rumos são de longo prazo. Os motivos mais importantes e a identificação entre o profissional e esse propósito é uma das formas de criar laços duradouros entre as partes.

 Os programas de incentivo e as estratégias de motivação precisam ser mais digitais e personalizados. O monitoramento das métricas e objetivos, assim como as recompensas, precisa ser facilmente acessado e compartilhado entre os membros, quando objetivos coletivos. A personalização desse acesso, tanto referente aos objetivos, quanto às recompensas, deve estar sempre em mente.

 Quando o reconhecimento é o foco o ideal é que, sempre que possível, ele se faça também por meios digitais, usando as redes sociais. Além de dar destaque aos talentos publicamente também é uma forma de divulgar sua organização e também atrair potenciais candidatos no futuro.

 A gamificação é outro aspecto que deve ser contemplado quando falamos de motivação para a Geração Z. Acostumados aos jogos e a competição que eles proporcionam programas de incentivo com mecânicas contendo elementos de competição e lúdicos devem ser introduzidos sempre que possível. Além de aumentar o engajamento eles também ajudam a manter a atenção dos profissionais dessa geração.

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