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09/02/2022

Considerações e diferenças entre Incentivo e Fidelização

Comp2

 

Levantar necessidades e problemas, diferentes maneiras de soluciona-los, custo e vantagens de cada uma delas, assim como também elaborar um cronograma possível de ser executado é uma tarefa árdua e que exige atenção por parte da equipe que está planejando uma ação ou campanha na organização da qual fazem parte. Quando falamos da indústria de incentivo, as etapas para a elaboração e execução de um determinado plano são semelhantes à de vários projetos conhecidos. Nesse artigo falamos das diferenças entre campanhas de incentivo e ações de fidelização, as potencialidades de cada modelo e algumas considerações a respeito dos dois modelos.

 Quando menciona-se incentivo e fidelização não é incomum encontrar profissionais que usam os dois termos de forma intercambiável, como se fosse a mesma coisa. Tal utilização é um erro que pode causar a confusão tanto para quem fala, quanto para algum interlocutor menos acostumado com os termos.

 Diferenças entre Incentivo e Fidelização.

 Uma campanha de incentivo busca que determinada ação seja completada mediante ao oferecimento de recompensa por essa ação. Quando focadas no consumidor final a campanha busca, através do incentivo oferecido, tornar mais atraente a aquisição de um produto ou serviço. No caso de campanhas de incentivos para vendedores de uma determinada organização, ela busca a superação de uma determinada meta por parte da equipe de vendas. Assim, campanhas de incentivo possuem um prazo pré-definido e metas de cumprimento para que a recompensa seja liberada ao participante da campanha.

 Uma campanha de fidelização busca construir uma relação perene com o participante, costuma ser concebida para um universo amplo de participantes e suas mecânicas devem contemplar diferentes públicos e deve oferecer objetivo e recompensas diferentes para cada um deles.

Sendo uma ação de longo prazo, é preciso que seja pensado visando métricas de resultados com a mesma expectativa de duração e solidez de sua implantação. Outra questão a ser considerada é que as mecânicas precisam ser confiáveis e com expectativa de duração semelhante ao aspecto abordado anteriormente. Quanto mais sólido e menos propenso a mudanças nas regras, metas e objetivos, maior a sensação de confiança e motivação para participar por parte do público participante. Nesse ponto é preciso lembrar que toda mudança em um programa de fidelidade pode ter um risco. Planejar cada mudança criteriosamente e não fazer alterações constantes ou bruscas demais pode ser considerada uma vantagem.

 Por fim, oferecer um determinado nível de exclusividade em relação aos benefícios e recompensas oferecidos aos participantes de um programa de fidelidade é um diferencial que aumentará o apelo e a adesão do público. Se todos os programas oferecem um mesmo benefício, na prática ele deixa de ser um benefício. Isso porque é fundamental considerar que o seu programa de fidelidade pode ser um concorrente em potencial com outros programas, sendo ele de um fornecedor do mesmo segmento da sua organização ou não. Para exemplificar, um relatório norte americano que avaliou o cenário da fidelização no país apurou que em média, os consumidores fazem parte de, em média, 14 programas de fidelização porém, só estão engajados na metade deles.

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