24/11/2021
Nós do Blog do Incentivo temos ressaltado em um grande número de artigos os impactos que o Covid causou aos mais diferentes segmentos, entre eles o de incentivo. Também demonstramos nesses conteúdos algumas das necessidades de mudanças nas formas de relacionamento e incentivo das organizações por parte dos gestores de equipes. Em uma iniciativa importante, a AMPRO divulgou um levantamento do primeiro ano completo desde a instauração do home office por parte de um número significativo de organizações, entre elas as próprias agências, que fazem o planejamento e a gestão das ações de incentivo em seus clientes. Recapitulando, o home office foi uma medida implantada mediante a recomendação dos órgãos governamentais e de saúde pública em resposta ao risco de contaminação em massa pelo COVID-19.
Nesse levantamento apurou-se que 59% dos participantes avaliaram que o regime de home office foi melhor ou igual ao presencial. A produtividade também foi percebida como melhor para mais de 70%. Porém, como desvantagem, 60% dos participantes apontaram a falta de contato pessoal. A flexibilidade, segurança e melhor qualidade de vida foram apontadas como pontos positivos pelos participantes.
O cenário de home office trouxe uma mudança na percepção, criação de novas necessidades, hábitos de consumo e também influencia de forma decisiva na maneira como as organizações precisam criar e gerenciar programas de incentivo. Vejamos alguns fatores que, afetados pela pandemia, tem hoje um novo patamar de necessidade.
- Ser mais digital: A COVID tornou a adoção do digital uma necessidade para a ampla maioria da população. Mesmo quem não estava acostumado, agora faz compras, transações, consultas médicas e trabalho online. É natural que as recompensas e prêmios que estejam com suas plataformas desenvolvidas e atuantes precisem também estar prontos para receber esses novos usuários. Para organizações que ainda não dispõem de recompensas nesse modelo, é importante que considerem fazê-lo.
- O tempo é importante: A percepção da passagem do tempo mudou com a pandemia. Prêmios e recompensas precisam ser e entregues em um tempo menor. Isso é importante para motivação de equipes e para a sensação de recompensa pelos premiados.
- Novas preferências de consumo: O estilo de vida mudou na pandemia assim como as preferências de consumo. Categorias proporcionando opções de voucher para serviços de streaming, aplicativos de entregas de alimentos, jogos e atividades físicas são uma alternativa interessante para a ampliação ou implantação de um catálogo de prêmios.
- A caridade passa a ser uma prioridade: A pandemia mudou a perspectiva dos consumidores de forma ampla quanto as contribuições de caridade. Nos Estados Unidos, pessoas passaram a contribuir com cartões presente para famílias necessitadas, outros enviaram esses cartões para profissionais de saúde. Uma parte também passou a comprar cartões presente de uma empresa que estava com problemas devidos à crise sanitária. Averiguar e agregar opções de resgate que se convertam em contribuições assistenciais pode ser uma opção interessante para completar a sua base de produtos e recompensas.
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