10/02/2021
A pandemia que se alastrou de forma rápida e inesperada trouxe um cenário novo, forçando todos a buscarem novas formas de trabalhar. No início desse período, a grande preocupação era como manter a produtividade no home office, uma novidade para a maioria das pessoas. Com o passar do tempo, a extensão desse período onde a necessidade de isolamento social se intensificou e tem trazido novas necessidades.
Conhecimento de novas Ferramentas
Uma necessidade primordial nesse novo cenário é a comunicação. Se antes estávamos a uma ligação ou podíamos nos dirigir até a mesa ou departamento desejado hoje, devido ao home office, existe a necessidade de conhecimento e operação de ferramentas de comunicação como o Zoom, Teams, Meet, entre outras. Nem sempre, porém, esse uso é intuitivo. Assim, é necessário verificar a necessidade e executar o treinamento dos colaboradores. Também é recomendável designar determinadas ferramentas para cada necessidade. O Whatsapp pode ser utilizado, por exemplo, apenas em comunicados urgentes. As videoconferências, por sua vez, podem ser utilizadas para falar de novos projetos.
Manter a conexão entre equipes
O engajamento entre colaboradores é um fator a ser observado. Não se encontrar pessoalmente impede as conversas frente a frente, mesmo informalmente, o que prejudica a conexão entre partes, momentos proporcionados muitas vezes por um cafezinho ou conversa no corredor, entre reuniões ou durante pausas. Para solucionar essa dificuldade, uma sugestão é que sejam organizadas atividades virtuais como Happy Hour ou uma sessão de cinema online. Isso possibilita o fortalecimento dos laços e o engajamento da equipe.
Delegação e criação de autonomia
A distribuição de responsabilidades se tornou ainda mais importante durante os longos períodos de home office. Tornar possível e desejável o processo de tomada de decisão sozinho, durante o trabalho remoto, é engajar e estimular a criatividade e inovação. Isso também libera tempo para que os líderes se concentrem em questões mais complexas e que envolvem áreas interdepartamentais.
Novas formas de usar o tempo
Nem todas as soluções podem surgir durante o período do expediente. O ócio criativo pode ser direcionado para as necessidades da empresa pode proporcionar novas soluções. de que os colaboradores saiam da mesa do home office também pode ter efeito positivo para a inovação.
Criar um espaço onde trabalhar seja prazeroso
Transformar um espaço onde se vai passar muitas horas do dia, em um ambiente agradável pode ser uma ótima solução para estimular a criatividade. Na sua mesa ou parede, pendure uma frase motivacional, pintura ou até mesmo arte alugada. Também é uma boa ideia remover os gatilhos que distraem de uma estação de trabalho, como uma televisão ou um console de jogos.
Nesse ponto, as campanhas de incentivo podem ser uma forma interessante de premiar com produtos específicos para motivar os colaboradores a criar e manter esse espaço de trabalho prazeroso. Oferecer categorias de produtos específicos para o home office em campanhas de incentivo já existentes ou elaborar campanhas específicas para esse objetivo podem ajudar os colaboradores a completar ou manter seu home office de forma sustentável e agradável. Inclusive já vemos vários cases de sucesso nesse sentido.
Para saber mais sobre campanhas de incentivo, curta a página do Blog do Incentivo no Facebook e não perca nenhuma novidade sobre o mercado de incentivo. Acesse www.facebook.com/blogdoincentivo.