24/07/2020
Com a COVID-19 afetando a sociedade em todos os aspectos, muitas pessoas estão começando a se sentir inseguras sobre os seus empregos. Por isso, nesse momento é muito importante que gestores se conectem com os membros do seu time em discussões individuais. É preciso superar as barreiras de comunicação e interação e se aproximar mais dos membros do seu time.
Essas conversas poderão se tornar ótimas ferramentas para a construção de relacionamentos e alcance de resultados. Veja a seguir as principais dicas para começar a adotar essas medidas na sua empresa agora mesmo.
Faça reuniões semanais
Normalmente uma reunião mensal com os colaboradores é suficiente para um bom relacionamento. Mas, segundo uma pesquisa realizada pela O. C. Tanner durante a pandemia, uma reunião mensal não é mais suficiente para medidas positivas. O novo objetivo das empresas deve ser fazer discussões semanais com os seus colaboradores.
Segundo a pesquisa, empresas que adotaram essas medidas relataram o seguinte:
- aumento de 79% no engajamento
- aumento de 67% na produtividade
- aumento de 22% nos sentimentos de propósito
- aumento de 31% nos sentimentos de apreciação
- redução de 33% no desgaste
- diminuição de 53% no medo
-diminuição de 21% na depressão
Mantenha um tom mais informal
Eventos formalizados podem gerar muito mais ansiedade do que conversas informais. Então faça o possível para reduzir essa ansiedade.
Considere fazer uma reunião para tomar café ou algo menos formal. Se a sua equipe estiver trabalhando remotamente, faça reuniões virtuais.
Honre os seus compromissos
Cancelar uma reunião com um colaborador pode significar que o tempo dedicado a ele no calendário é algo negociável. Isso pode criar a impressão que você não valoriza as opiniões dele. Por isso, caso realmente seja necessário adiar a conversa, sempre avise o colaborador o quanto antes e peça desculpas. Mostre o quanto você leva essas reuniões a sério e remarque imediatamente.
Quebrando o silêncio
Em reuniões com apenas duas pessoas, pode haver momentos de silêncio constrangedor ou conversas improdutivas. Então sempre crie uma agenda prévia com o que será falado na reunião, vá preparado e tenha foco nas informações vitais. Além disso, não fique olhando o celular durante as reuniões, mantenha o foco total na conversa durante todo o tempo.
Seja como um mentor
Sempre que é marcada uma reunião, o colaborador espera ouvir uma lista de coisas que ele precisa melhorar. Mas você pode mudar isso, criando um relacionamento mais focado em ajudar ou mentorar aquele colaborador, sem cobranças sobre o que ele precisa fazer. Assim você cria uma conexão muito mais colaborativa e mostra ao colaborador que você se importa, ao mesmo tempo em que oferece oportunidades de crescimento.
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