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Categoria: Dicas

13/05/2020

Retomando as Campanhas de Incentivo após a crise do COVID-19

A atual quarentena imposta para conter a pandemia da Covid-19 tem afetado empresas de todos os ramos, incluindo as que trabalham com vendas. A incerteza causada pela crise tem feito o número de vendas cair consideravelmente e, por conta disso, muitas campanhas de incentivo acabaram se tornando inviáveis.

Mas existem algumas medidas que as empresas podem tomar em meio à crise para não ter que abandonar completamente as suas campanhas de incentivo e ainda manter os times motivados para seguir com a campanha após o período de isolamento. Antes de mais nada, é de suma importância que haja uma comunicação clara não só sobre o incentivo, mas também sobre a situação da empresa em si.

Deve ser repensado também o direcionamento do valor reservado para a campanha. Esse valor pode ser diminuído, mantido normalmente ou então retido para pagamento após a crise. A melhor solução vai depender da situação financeira da empresa, mas não deixe de levar em consideração que atualmente não existe uma previsão para o fim da quarentena. Seja qual for a sua escolha, é importante que tudo seja esclarecido aos colaboradores.

Outro ponto importante é a possibilidade de oferecer bônus extra para os times de produção que vão continuar trabalhando, mesmo em meio aos riscos de contágio. Esses times, que normalmente não são ligados a atividades de vendas, serão os que vão oferecer as necessidades básicas para que as atividades econômicas continuem em funcionamento.

Mudanças de planejamento

Esse também é o momento de planejar como será o retorno das atividades de incentivo na sua empresa. Diante de tanta incerteza, a flexibilidade será um fator de grande importância. Dependendo do mês em que as atividades voltarem o normal, poderá ser necessário fazer reajustes no seu calendário na hora de medir a performance da organização.

Caso as atividades retornem em junho, por exemplo, e a sua empresa calcular a performance a cada quatro meses, você poderá considerar esse mês no primeiro quadrimestre quando for medir a performance do período. Já levando em consideração a performance semestral, você poderá incluir junho e maio no último semestre, mesmo que para isso seja necessário adiantar alguns pagamentos.

Esse será um momento de adaptação, por isso é fundamental estudar as melhores opções tanto durante a crise quanto quando a empresa for normalizar as suas atividades. Dessa forma, ainda será possível terminar o ano com bons resultados, sem colocar em risco a saúde financeira da organização.

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