15/04/2020
Uma pesquisa realizada pelo Incentive ResearchInstitute (IRF) indicou que 2020 mostrava um cenário muito positivo para o meio do incentivo corporativo. A pesquisa apontava diferentes pontos como sinais de um fortalecimento nas práticas de incentivo, porém, os pesquisadores não contavam com uma pandemia de uma doença respiratória viral.
O IRF divulgou a sua pesquisa em novembro de 2019, apenas um mês antes dos primeiros casos confirmadas da Covid-19. Como é de se esperar, o isolamento social realizado no Brasil e a quarentena imposta em vários outros países, principalmente na Europa, foram responsáveis por um grande impacto na economia mundial.
De acordo com o IRF, o final de 2019 estava se mostrando um período favorável para a indústria do incentivo, baseado nas expectativas econômicas, além dos muitos investimentos que estavam sendo realizados nessa área e o aumento nas recompensas dos programas.
O estudo foi conduzido por 377 profissionais de incentivo, um grupo formado por 45% de compradores corporativos, 21% de fornecedores e 33% de agências terceirizadas de incentivo. Os dados foram coletados entre julho e agosto de 2019.
A pesquisa do IRF mostra dados muito interessantes sobre a visão que a indústria tinha para os primeiros meses de 2020, com mais de 41% de otimismo em relação à economia e mais de 68% confiando em uma recuperação econômica nos Estados Unidos.
Como o coronavírus impactou a indústria de incentivo?
Com a rápida transmissão do Sars-Cov-2, o vírus causador da Covid-19, uma das primeiras recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) foi o
isolamento social e a quarentena. Isso fez com que muitos profissionais fossem afastados do ambiente de trabalho.
Com isso veio o medo do corte de salários e a incerteza sobre a estabilidade dos trabalhadores. Sendo assim, os programas de incentivo corporativo foram drasticamente diminuídos e até mesmo parados de vez.
As empresas agora precisam se organizar e se estruturar para conseguir garantir todo o apoio aos funcionários que estão sendo afetados pela pandemia de qualquer maneira. Com essa ação, os programas de incentivo acabam sendo removidos do planejamento da companhia.
Além desse efeito direto, a pandemia de coronavírus também representa um grande risco para a economia mundial, o que afeta todo o setor corporativo.
Qual o futuro dos programas de incentivo após este cenário?
Claro, como mencionamos, os planejamentos e investimentos para programas de incentivo foram duramente abalados por essa atual pandemia, mas isso não quer dizer que o setor está debilitado para sempre.
Os programas de incentivo são uma estratégia que provou ser essencial para engajar equipes de vendas e profissionais dentro de diferentes áreas. Isso é algo que não vai mudar após o fim dessa atual pandemia.
Quando as atividades voltarem ao normal e os profissionais voltarem aos seus trabalhos, a indústria de incentivo vai ter um papel fundamental em fortalecer as bases corporativas.
Esses programas vão ganhar força após o fim da atual situação, afinal, serão grandes aliados para recuperar a produtividade de uma companhia e todos os seus funcionários.
Apesar de ser por motivos diferentes, o futuro no médio prazo ainda pode ser bom para o incentivo corporativo. Porém, agora é importante que todos se preocupem com a sua saúde.
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