23/10/2019
Sem refletir sobre a forma de pensar do seu time de vendas, você não irá aprender muita coisa. Se um atleta tem apenas jogadas vencedoras, o que ele aprende com isso? Para ter um bom desempenho, você deve apostar na regularidade da motivação das suas equipes de vendas. Esse é o objetivo de um sistema eficaz de compensação de incentivos!
Você não se torna um campeão com o simples aceno de uma varinha mágica. Para ter certeza de que o seu time e a sua empresa estão apostando na jogada certa, você deve dominar bem a sua estratégia. Assim como uma compensação variável bem-sucedida é pensada a longo prazo, para que seja integrada efetivamente na sua estratégia comercial.
É por isso que essa é uma excelente forma de melhorar a motivação diária dos seus representantes de vendas e reduzir sua rotatividade.
Você está pronto para o jogo? A bola já está na quadra, então aproveite essas cinco dicas de especialistas para se preparar e ter um time de vendas vencedor!
Dica 1: Vá até a rede para ajudar os seus colaboradores
O talento sozinho não é suficiente. Os esportistas mais talentosos precisam de um bom treinador, que saiba ao mesmo tempo liderar pelo exemplo, ser positivo, entusiasmado, atento, orientado a resultados e comunicativo.
Vá para a rede junto com o time! Como líder de negócios ou gerente de vendas, você deve ser capaz de explicar claramente suas ideias, definir suas metas, comentar e reforçar suas principais mensagens.
Reconhecer o sucesso também é essencial para uma boa comunicação.
Você deve saber como responder às perguntas de suas equipes e como receber bem os comentários e ideias dos seus “atletas”. Isso permitirá que você modifique seus planos de treinamento quando for necessário. É uma verdadeira estratégia de vitória garantida.
Dica 2: Assim como no tênis, no escritório tudo depende da mentalidade do pessoal de vendas
A motivação não é algo tão simples! Para operá-la, você tem diferentes ferramentas à sua disposição.
A satisfação pessoal no trabalho, reconhecimento e valorização estão entre elas. O desenvolvimento da competitividade também é essencial para que os bons resultados alcançados por um sejam um incentivo para outros.
Uma análise contínua dos desempenhos individuais permite quantificar melhor os esforços de cada um, além de avaliar a qualidade dos resultados obtidos. Isso dá aos seus vendedores a oportunidade de identificar as margens de progresso que ainda podem ser alcançadas. E isso sempre ajuda a moldar as mentes dos seus campeões e os faz querer vencer.
Dica 3: Evite os “erros não forçados”
Cuidado com as bolas na rede! Esse é um risco que você corre, em particular, ao optar por desenvolver um esquema de bônus operando com limites. Cada nível corresponde a um bônus concedido pela consecução de uma meta definida previamente.
Em cada mercado, seu representante de vendas estimará se é do seu interesse ou não continuar seu progresso, ou então guardar os seus pedidos para o próximo período. Isso é chamado, no meio de vendas, de “efeito geladeira”.
Para ser justo, você precisa garantir que o prêmio final recompense um esforço contínuo, com curva de premiação contínua e não por cada passo. Para fazer isso, você deve pensar em construir uma curva de remuneração variável.
Dica 4: Escolha um sistema simples que não fuja da quadra
Existem muitas maneiras de recompensar o desempenho dos seus colaboradores. Cuidado para não complicar o sistema mais do que o necessário!
Com uma meta consistente, você deve ser capaz de definir com precisão e sustentabilidade o nível de desempenho esperado e vinculá-lo à compensação. Para isso, você precisa de critérios de avaliação precisos com base em indicadores, se possível quantificados: receita coletada, margem bruta, índice de satisfação, etc.
Dica 5: Não é possível conseguir o Grand Slam? Então escolha os objetivos atingíveis pelo maior número
Não vá atrás de todas as bolas e mantenha o foco nos objetivos: os objetivos, assim como todas as bolas, não são tão importantes quanto o ponto de partida.
Encontre o equilíbrio certo para a seletividade da sua grade de remuneração, para que seu esquema de bônus leve o máximo possível de colaboradores a uma boa performance. Por fim, faça uma pausa com um sistema de compensação eficiente e motivador para a mentalidade de seus vendedores. Escolha uma ferramenta de remuneração variável adaptada à sua empresa.
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