26/09/2018
A falha de uma estratégia de incentivo não é motivo para desistir! Saiba que isso acontece algumas vezes, principalmente com empresas que estão começando agora com este tipo de campanha. E nem sempre o motivo do problema é tão fácil de identificar.
Identificando o problema
O primeiro passo é focar na sua empresa e na experiência oferecida aos seus parceiros e clientes. Observar a campanha da concorrência pode ser bom para o aprendizado sim, porém é preciso sempre lembrar que cada empresa tem um perfil e as dificuldades de implantação de uma campanha de incentivo podem ser diferentes.
Analise a sua estratégia para identificar os motivos das dificuldades e do baixo engajamento. Será que as metas não ficaram claras? Ou os prêmios não oferecem uma experiência única? Essas são respostas que você só irá encontrar analisando a sua própria campanha.
Converse com os participantes e também com as pessoas que realizaram o planejamento. Com o feedback dos participantes fica muito mais fácil entender o problema e encontrar a melhor solução.
Erros comuns em estratégias de incentivo
Realizar o planejamento baseado em performance individual
As empresas devem sempre priorizar o trabalho em equipe para ter os melhores resultados. Além disso, analisar a performance de forma individual é uma tarefa bem mais complicada. Mesmo que consiga medir os resultados individualmente – analisando as vendas, por exemplo – o bônus individual pode acabar passando uma mensagem errada. Um representante de vendas não vai se sair tão bem se a equipe de operações e atendimento ao cliente não estiverem fazendo um bom trabalho também.
A elaboração da campanha não tem participação dos colaboradores
Apenas criar a campanha e anunciar ela para os colaboradores pode não gerar tanto interesse. Converse com os funcionários para saber o que é mais interessante para eles e explique a ideia da estratégia de incentivo para que eles compreendam e vejam o quanto ela pode ser benéfica para todos.
A estratégia não é presente
Não adianta apenas falar sobre a estratégia no lançamento da campanha e depois não falar mais sobre o assunto. As pessoas precisam saber como as coisas estão indo para continuar seguindo o plano ou elaborar ideias que poderão melhorar os resultados.
A estratégia não se sustenta
Se a sua empresa vai oferecer algo para a equipe, tenha a certeza de que conseguirá pagar caso os colaboradores atinjam as metas e resultados estabelecidos. Se um colaborador trabalha para atingir uma meta e no fim não tem a recompensa esperada, a sua campanha pode perder a credibilidade.
Uma campanha de incentivo pode ajudar muito a sua empresa, mas ela precisa ser bem executada para haver engajamento e resultados positivos. Se você quer começar uma campanha e não se sente seguro, poderá contar com uma empresa com anos de experiência no ramo como a WLC.
Para saber mais sobre campanhas de incentivo, curta a página do Blog do Incentivo no Facebook e não perca nenhuma novidade sobre o mercado de incentivo. Acesse www.facebook.com/blogdoincentivo.