28/03/2018
Podemos ver isso melhor no infográfico “O alto custo dos funcionários infelizes”, que é baseado em um estudo sobre como a falta de motivação dos funcionários pode atrapalhar nos resultados da empresa.
Segundo os dados apresentados, funcionários desmotivados causam custos altíssimos em produtividade perdida todos os anos, além de gerar muitos gastos com rotatividade. Apesar de ser uma pesquisa realizada nos EUA, esta é uma realidade que também se aplica ao mercado brasileiro. No nosso país, o nível de insatisfação de muitos empregados em relação à empresa também é alto.
O impacto da satisfação dentro das empresas
Quando estão engajados com a empresa, os vendedores passam a ser mais criativos, e apresentam uma maior produtividade, fechando mais vendas. Além disso, quando o nível de satisfação dos seus vendedores está alto, a empresa também pode contar com mais ideias inovadoras, além de mais energia empreendedora.
Além de promover a inovação, quando uma empresa mantém os seus vendedores motivados, ela consegue lucrar mais, garantir um menor índice de rotatividade.
Mas como fazer isso? O primeiro passo é pensar nas necessidades pessoais dos funcionários, promovendo não só um equilíbrio entre vida pessoal e trabalho, mas também oferecendo um ambiente amigável dentro da empresa. Quando as pessoas têm amizades dentro da empresa, esse sentimento de equipe é reforçado, gerando resultados positivos sobre a sua satisfação e produtividade.
As empresas que estão de em busca de mais produtividade e uma menor taxa de rotação de funcionários devem investir em uma cultura organizacional que mostra preocupação com o bem-estar de todos que estão no local. Por mais que essas mudanças exijam tempo e dinheiro, vale o esforço pelo retorno em longo prazo, já que a empresa não irá apenas manter os seus funcionários por mais tempo, mas também obter mais produtividade e lucro.