13/12/2017
Vale ressaltar que os últimos anos os orçamentos das áreas de incentivo sofreram severamente, de sorte que muitas companhias precisaram fazer ajustes para enfrentar esse biênio de instabilidade e insegurança. Trabalhar nessa nova realidade, com austeridade e muita assertividade, forçou gestores de campanhas e programas a rever suas prioridades à luz de resultados concretos e do retorno efetivo para o negócio.
Nessa nova realidade, mais do que nunca é preciso fazer um fechamento de ciclo do programa de incentivo de sua empresa. Esse fechamento vale, entre outros motivos, como uma forma de avaliar racionalmente todas as iniciativas e apresentar para as lideranças sêniores e para a diretoria da sua empresa os resultados obtidos e a importância de se manter as ações de incentivo.
Como então fazer esse fechamento de ciclo? Nós do Blog do Incentivo te ajudamos nesse trabalho, especialmente se o objetivo é demonstrar a importância estratégica do incentivo.
Conecte-se com o negócio
Lembre-se do público que você está apresentando. No caso de diretores e gerentes executivos, é preciso que sua apresentação seja focada em demonstrar como as campanhas e o programa de incentivo da companhia se liga aos objetivos da empresa e, principalmente, como que essas ações trazem resultados concretos.
Foque em demonstrar os resultados
Essa talvez seja a primeira pergunta que um diretor faz: mas afinal, quais foram os resultados que essa ação trouxe para a empresa? Se você definiu KPIs e réguas de mensuração, não será difícil responder a esse questionamento. Se você não tem essas medidas, vale recorrer ao bom e velho ROI e mostrar, de forma concreta, como que as iniciativas de incentivo levaram os colaboradores da empresa a alcançarem determinado objetivo.
Compartilhe as lições aprendidas
Em um período desafiador, na qual o gestor dos programas de incentivo precisa ser criativo para entregar resultados, geram-se muitas lições aprendidas que servem de insumo para posteriormente serem analisados e incorporados ao dia a dia da área. Por esse motivo, quando for fazer o fechamento das iniciativas do ano, foque em compartilhar também com a diretoria e liderança sênior as lições aprendidas do ano e, principalmente, como que essas lições ajudarão a área a entregar sempre mais resultados.
Dê insights
O momento de fechamento de ciclo não é o melhor momento para demonstrar as estratégias e táticas que serão seguidas no ano seguinte, isso porque é prematuro fazer essa apresentação, uma vez que a diretoria está ainda deliberando sobre os resultados do ano e os próximos passos. Entretanto, vale a pena aproveitar a oportunidade para dar insights a partir dos desafios e aprendizados que podem ser aproveitados nas estratégias do próximo ano. Vale reforçar que o objetivo é apenas adiantar alguns tópicos e não endereçar planos de ação e próximos passos.
O Grupo WLC, está sempre em busca de atender as necessidades do mercado de incentivo relacionamento e promoção, com soluções que apresentam um ótimo custo benefício e com a facilidade de gestão para quem administra esse tipo de ação, pois concentra diversos serviços em único fornecedor, que possui quase 20 anos de experiência.
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