04/10/2017
Muitas empresas têm por padrão entregar a seus colaboradores uma cesta com pertences de natal, panetone, espumante ou até mesmo um vale-presente como forma de agradecê-los e reconhecer os serviços prestados. É verdade que esse “mimo” é sempre uma forma de agraciar e surpreender suas equipes, porém existe uma grande oportunidade de esse gesto ser parte de um objetivo maior e que traga mais impacto.
Quer saber como traçar uma estratégia de natal para atingir suas metas e motivar seus colaboradores? O Blog do Incentivo separou algumas boas práticas para te ajudar nesse desafio.
Tenha um objetivo
Antes de traçar um planejamento ou de sair montando campanhas, pense no plano macro e trace algumas metas que você quer atingir com esse esforço. Você precisa motivar sua equipe de vendas? Seus colaboradores não estão produtivos? Sua equipe precisa bater a meta anual? Com um objetivo para alcançar fica muito mais fácil identificar quais ações e premiações terão mais resultado.
Pense no colaborador
Pode soar repetitivo, mas para uma ação natalina focado nos colaboradores é importante saber quais prêmios eles querem receber ou quais recompensas eles querem ganhar. De nada adianta fazer uma campanha bem estruturada se o prêmio não é atrativo ou se a dinâmica de entrega não funcionar. Se sua empresa não tem um programa de incentivo esse é o melhor momento implantá-la já no passo certo, mesmo que em uma escala menor.
Turbine os prêmios
Sua empresa costuma dar cestas de natal, panetone e espumante? Porque não turbinar esses presentes e oferecer prêmios mais sofisticados, como panetones artesanais ou importados, cestas mais “recheadas” ou até mesmo um vinho ou champanhe francês?Coloque esses prêmios como recompensa na sua campanha de incentivo e engaje muito mais seus colaboradores.
Alinhe a comunicação
Para que tudo saia dentro da expectativa a comunicação precisa ser eficiente e atingir os colaboradores de forma consistente. Lembre-se que campanhas natalinas e de final de ano acontecem em um curto espaço de tempo, dessa forma vale a pena investir nos mais diferentes meios e formas de se comunicar para atingir seus objetivos.
Não deixe para a última hora
Querer colocar uma campanha natalina para rodar em dezembro pode ser uma cilada, pois muitos colaboradores podem estar com outras prioridades e o esforço não irá render frutos. Por esse motivo comece já na primeira quinzena de outubro a conversar com parceiros e fornecedores para que a campanha possa ser lançada o quanto antes.
Está com o desafio de alavancar suas vendas ou bater suas metas até o final deste ano? Então conte com a expertise de mais de 20 anos da WLC na gestão de campanhas de incentivo e de toda a dinâmica logística de entrega. Entre em contato conosco pelo e-mail wlc@wlc.com.br