23/08/2017
Pensando nisso, nós do Blog do Incentivo trazemos um comparativo com os prós e contras das duas modalidades mais utilizadas hoje no mercado de incentivo e reconhecimento: os vale presentes – também conhecidos como giftcards – o sistema de pontos administrado por uma plataforma tecnológica.
Vale presente
Esse sistema é muito fácil de ser implantado dentro de uma campanha de incentivo, bastando apenas escolher o parceiro que fornecerá a solução e começar a rodar a campanha. Esse imediatismo funciona de forma perfeita para empresas de pequeno porte ou para programas que precisam estar na rua “para ontem”. O nível de investimento inicial é relativamente baixo, pois não tem a necessidade de implantação de nenhum sistema específico, os cartões podem ser personalizados com o logo e cores da empresa e são reutilizáveis.
Entretanto as taxas administrativas podem ser altas, por conta da bandeira do cartão. Outro ponto negativo dos vale presente é que o consumidor pode perder dinheiro se não resgatar o valor integral do prêmio.
Plataforma de pontos
O sistema de plataforma de pontos traz consigo a grande oportunidade do colaborador ter flexibilidade de escolher o prêmio que quiser dentro de um catálogo de produtos. Outro diferencial que esse sistema tem é que a empresa pode oferecer uma série de produtos para troca, podendo inclusive oferecer viagens e prêmios de luxo. A plataforma também oferece a possibilidade de customizar o design do sistema como um todo, com o objetivo de reforçar o branding da empresa junto aos colaboradores.
Um grande potencial da plataforma de pontos é ter dados robustos para ajudar a mensurar o andamento da campanha de incentivo e analisar KPIs, metas e fluxo de trocas e engajamento.
Porém existem dois pontos negativos que devem ser levados em consideração nessa modalidade de premiação. O primeiro é alto custo dependendo da plataforma de premiação escolhida e suas funcionalidades, e o segundo ponto seria o prazo de implementação, que pode demorar até mais de 30 dias.
Qual escolher afinal de contas?
Ambas soluções são boas e têm pontos positivos e negativos. Se sua empresa está pensando em uma campanha de incentivo pontual ou sua empresa é de pequeno ou médio porte, a solução de cartão vale presente pode atender suas necessidades. Entretanto, se você pensa em implantar um programa estruturado de incentivo e reconhecimento, com o objetivo de ser uma iniciativa perene, vale a pena investir em uma plataforma tecnológica de troca de pontos, pois muitas vezes pensando no médio e longo prazo esse custo não sai caro. Aqui no Blog já falamos sobre a importância estratégica que esse tipo de solução tem dentro da sua campanha. Clique aqui para ler a matéria.