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16/08/2017

Como as promoções ajudam a fidelizar os clientes?

Manter clientes fiéis é muito mais barato que adquirir um novo cliente. Essa é uma constatação já consolidada no mercado e existem dados que apontam que é muito mais estratégico e assertivo trabalhar em uma estratégia de retenção e fidelização.

 

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Dentro de um plano de fidelização é muito importante entender o papel das promoções, de que forma elas ajudam no objetivo do negócio e qual o propósito de se adotar esse caminho. Fazer uma campanha promocional apenas com o objetivo de aquecer as vendas é tapar o sol com uma peneira e adotar um viés insustentável no longo prazo, pois passado o período promocional não existe a certeza de que as vendas aumentarão.

Quando e como utilizar promoções?

Do ponto de vista do consumidor, promoção é sempre bem-vinda. Do ponto de vista do negócio, uma promoção deve ser fundamentada para que atinja um propósito, no nosso caso vamos pensar no propósito de fidelizar clientes.

Promoção casada com seu programa de incentivos.

Uma boa oportunidade de ampliar a quantidade de clientes fidelizados à sua marca ou empresa é oferecer uma promoção exclusiva para os participantes do seu programa de incentivo. Com isso você irá aumentar a base do seu programa.

Descontos especiais para seus seguidores.

Um cliente já segue sua marca ou empresa nas redes sociais? Então dê a ele ou a ela um desconto especial como sinal de agradecimento por estar engajada. Essa também é uma oportunidade de gerar propaganda boca a boca e aumentar, inclusive, sua base de novos clientes.

Aproveite também essa oportunidade para oferecer a esses clientes promoções especiais, acesso a novidades em primeira mão e benefícios exclusivos válidas apenas para os inscritos no seu programa de incentivo.

Promoções para clientes inativos.

Sua base tem muitos clientes que não fizeram uma compra nos últimos 3 meses? Talvez seja hora de preparar uma campanha de promoções especialmente voltada para esse público-alvo.

Promoções exclusivas para clientes já fidelizados.

Para os clientes já fiéis à sua marca ou empresa você pode criar uma régua especial com o objetivo de aumentar o tíquete médio que esse cliente gasta em sua loja. Por exemplo, uma das pessoas dessa base sempre gasta uma média de R$100,00 por mês em dois itens. Aplicando essa régua de promoção, podemos oferecer desconto em uma série de produtos de interesse desse cliente com o objetivo de fazer ele aumentar o valor mensal para R$ 150,00.

Para que descontos e promoções tenham efetividade é preciso ter um propósito claro e uma estratégia alinhada aos objetivos de sua campanha de fidelização e incentivo.

Sua empresa ainda não tem uma estratégia de fidelização e incentivo? Acesse a biblioteca do Blog do Incentivo, com materiais que irão te ajudar a entender como funciona o marketing de incentivo e a estruturar sua primeira campanha. Clique aqui e acesse agora.

 

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