09/08/2017
A consultoria norte-americana ITA Group mapeou oito motivadores intrínsecos que impulsionam e inspiram as equipes de vendas a entregarem sempre mais. Confira agora cada um desses motivadores
Autonomia
Fazer sua própria rotina de trabalho e administrar seu tempo da forma que melhor se adequa às demandas e às metas. Ninguém gosta do chefe que fica o tempo todo em cima, cobrando a todo o momento resultados e atingimento de metas.Deixe sua equipe de vendas trabalhar com certa autonomia, isso fará bem para o moral da área.
Domínio ou Maestria
Todos nós gostamos de fazer o melhor a cada dia e sermos reconhecidos por entregar o melhor resultado possível. Todos nós queremos ter domínio técnico sobre o nosso trabalho a ponto de entregar um produto no chamado estado da arte. Dessa forma, sempre desenvolva sua equipe para que eles possam ser excelentes vendedores, compartilhando técnicas, ferramentas e recursos que os ajudarão na prática.
Propósito
Por que fazemos o que fazemos? Qual o motivo de fazermos? Cada um pode responder essas perguntas de uma forma diferente, porém um ponto é em comum: ter propósito é a chave para destravar os mais altos níveis de motivação em qualquer profissional.
Propósito está conectado com uma causa maior que a própria pessoa. Propósito é o que faz um nadador acordar às 4h da manhã, entrar em uma piscina gelada e treinar até a exaustão; é o que move um cientista a não desistir das experiências, apesar do fracasso.
Tenha em mente que desenvolver um propósito para sua equipe de vendas é um passo importante para motivá-los a acordar todo dia pela manhã.
Ímpeto
O que faz uma pessoa ficar até altas horas da madrugada fazendo um relatório? Ou então ficar jogando vídeo game até passar daquele “chefão” difícil? O ímpeto faz com que as pessoas achem dentro de si uma vontade de concretizar um feito ou alcançar um objetivo. Utilizado da forma correta, o ímpeto pode ajudar a impulsionar vendedores a bater suas metas e trazer resultados positivos para o negócio.
Senso de pertencimento
Ninguém gosta de ficar no banco de reservas enquanto todos da equipe estão jogando em campo. Todos querem se sentir parte de um círculo social, pois nossa característica social nos impele a querermos nos conectar e pertencermos à nossa tribo, à nossa equipe. Com um profissional de vendas não é diferente. Pertencer e integrar todos à equipe é um poderoso motivador, não apenas no sentido profissional como também no pessoal.
Status
Status não está apenas relacionado com as posses materiais que você tem, mas está intimamente conectado com a percepção que seus pares e chefes têm de você, sua reputação profissional. O ser humano gosta de ser reconhecido, especialmente no âmbito profissional.
Aprender
Aprender uma nova técnica de venda pode ser revigorante para muitos vendedores. Não apenas para esse público, mas para todos os seres humanos. O conhecimento popular lembra que só para de aprender quem já está morto. Então estimule e crie um ambiente na sua equipe na qual possa haver troca de experiências e aprendizados.
Contato com pessoas
Vendedores amam pessoas e sempre buscam oportunidades de estar em volta delas. Dessa forma esse contato com pessoas não poderia ser um motivador maior quando falamos sobre esse público alvo. Vendedores gostam de estar na rua e não ficarem presos dentro de um escritório para fazer um trabalho burocrático.