19/07/2017
Millenials, ou geração Y, é a geração de pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Segundo dados do IBGE, no Brasil cerca de 30% da população está nessa faixa etária, ou seja, praticamente 1/3 de toda a população do nosso país é Millenial.
A geração Y é composta por pessoas otimistas, que estão sempre trabalhando de forma colaborativa, buscam flexibilidade, autonomia e um propósito. Esses são valores intrínsecos e que mostram que essa geração é diferente dos Baby Boomers e da geração X em muitos atributos.
Como então engajar meus colaboradores que fazem parte dessa geração? Embora o salário, benefícios e outras remunerações sejam importantes para os Millenials, muitos deles gostam de ser desafiados com projetos ousados, carreiras internacionais e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
O feedback constante também é um fator importante e que todo o profissional da geração Y busca, ao lado de autonomia para fazer sua própria rotina de trabalho e flexibilidade para montar seu horário, fazer home office e ter controle sobre suas entregas.
Os profissionais da geração Y também gostam de ter planos de carreira bem estruturados e incentivos para desenvolvimento educacional. Esses dois incentivos, caminhando juntos, dão ao jovem uma visibilidade de uma escalada na carreira e traz junto a motivação para a concretização desse plano.
Essas são algumas práticas que ajudam a deixar seus colaboradores da geração Y mais motivados. Muitos desses incentivos não estão diretamente ligados com prêmios, bônus ou altos salários. Apesar desses serem importantes incentivos, os jovens Millenials estão preocupados em saber se a empresa pode ajudá-los a serem profissionais melhores e mais conectados com seus valores.
Abordamos aqui no Blog um texto sobre maneiras de incentivar seu colaborador além do salário. Recomendamos a leitura desse texto. Você pode acessá-lo diretamente neste link.