12/07/2017
Dados da última pesquisa Global sobre Confiança do Consumidor da Nielsen, compilada no final de 2016, nos mostram que apesar da recessão econômica e instabilidade política, muitos brasileiros ainda confiam em um cenário futuro positivo. Tal dado é constatado pelo nível geral de confiança do consumidor, índice que teve sua primeira alta nos últimos dois anos. Apesar de confiar em um horizonte azul, o consumidor no Brasil ainda está preocupado com a economia (39%), a saúde (21%) e o aumento nos preços dos alimentos (19%).
Outro estudo, agora da consultoria Delloite, afirma que o brasileiro continua apreensivo e está preferindo adiar suas compras para o segundo semestre. A consultoria, que conversou com 1084 entrevistados no começo deste ano, constata que as pessoas têm muita vontade de ver o Brasil novamente nos trilhos e com mais estabilidade, porém a cautela tem se mostrado cada vez mais parte da rotina da maioria dos brasileiros.
Do ponto de vista de consumo, o estudo da Delloite mostra que o momento é de crise, porém descontos e preços mais baixos estimulam o consumo e atraem clientes para dentro das lojas e dos e-commerces.
Como trabalhar então meu programa de fidelidade em um momento tão delicado da economia nacional? Lembre-se que um cliente fidelizado custa muito menos para a empresa, se comparado com a aquisição de um novo cliente. Por esse motivo, os clientes fiéis precisam ser cuidados para que possam sempre. Já falamos aqui no Blog sobre a fidelização de clientes. Clique aqui para relembrar o post.
Uma dica para reforçar seu programa de fidelização é criar descontos e promoções especiais, com o objetivo de atrair maior movimento para dentro de sua loja. Se você trabalha com e-commerce, vale a pena trabalhar com réguas de relacionamento e e-mails marketing exclusivos para seus clientes que já fazem parte do seu programa de fidelização.
Se sua empresa trabalha com uma plataforma online para troca de pontos por prêmios, vale a pena estruturar uma campanha para aquisição de mais pontos e/ou valorizar os pontos que seu cliente tem atualmente. Essas estratégias podem aquecer seu programa de fidelização e incentivar mais seus clientes a fazer a troca de pontos por prêmios.
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