14/06/2017
Já abordamos em um dos textos aqui no Blog a importância de se fidelizar um cliente e a estimativa de economia. Estima-se que um cliente fiel chega a ser cinco vezes mais barato que um novo cliente, pois ele já conhece sua empresa e, provavelmente, será um porta-voz da sua marca. Se você ainda não leu esse texto, clique aqui. Temos também um e-book que mostra os 4 pontos principais do marketing de fidelização do cliente. Recomendamos a leitura antes de prosseguir com esse texto. Você pode baixar o e-book “Os 4 pontos principais do marketing de fidelização do cliente” clicando aqui.
Hoje vamos tratar de um assunto diferente, porém correlacionado à seara da fidelização. Exatamente, falaremos sobre branding e brandequity. Aviso aos leitores, ambos os temas são bem extensos e não é nosso objetivo esgotá-los nessa matéria. Nosso objetivo é trazer uma visibilidade estratégica de como sua empresa pode fidelizar clientes utilizando esses conceitos de marketing.
Disclaimer feito, vamos ao que interessa. O objetivo central do branding é fazer a gestão da sua marca, por meio de ações e estratégias para aumentar o seu valor de mercado e influenciar o poder de decisão das pessoas. Vamos desenvolver melhor esse conceito.
Uma marca é caracterizada por elementos tangíveis – como o próprio nome da marca, os elementos visuais, cores etc – e por elementos intangíveis – como o posicionamento, reputação, a forma como a marca se expressa e/ou faz alguma promessa específica para o seu cliente. A soma desses dois elementos caracteriza o que chamamos de branding.
Ainda dentro de branding existe o brandequity, que é o valor agregado atribuído a produtos e serviços, por meio da percepção do seu consumidor sobre o que ele pensa, sente e age em relação à sua marca. É nesse ponto que entram as ações de promoção e divulgação da sua marca, ações de ativação, live marketing e programa de fidelização. Todas essas ações, somadas, ajudam a construir a percepção que seu consumidor tem de sua marca. Quanto mais forte for a construção e a conexão de sua marca com seu consumidor final, mais leal ele será à sua empresa.
Quando falamos sobre os programas de fidelidade e as ações de incentivo ao seu consumidor, como sua empresa ou marca tem se posicionado junto ao seu consumidor? Os seus programas de fidelidade têm agregado valor para o seu consumidor?
Já trouxemos aqui no blog um texto em que mostramos o que os consumidores esperam dos programas de fidelidade. Clique aqui para ler esse texto.
Se quer saber mais sobre branding, brandequity e ativos intangíveis, separamos um texto do site Endeavor chamado “Como a Nespresso se tornou um ícone sem nunca ter vendido café”. Leitura recomendada para ver um case de sucesso.