08/03/2017
A revolução industrial trouxe para o dicionário uma expressão adorada por muitos empresários: aumento na produtividade. Em tempos de crise, como os que passamos nos últimos recentemente, aumentar a produtividade, melhorar a competitividade, diminuir custos e manter os lucros foram imperativos que definiram a sobrevivência de muitas empresas.
Na outra ponta, no entanto, muitos funcionários se sentiram sobrecarregados com a quantidade de afazeres e compromissos que surgiram na agenda. Muitas equipes precisaram ser reestruturadas e enxugadas, os colaboradores precisaram se adaptar a nova realidade e absorver as demandas dos colegas que foram desligados.
O final dessa história muitos podem prever: desgaste nos relacionamentos profissionais, desmotivação das equipes e um reflexo negativo no clima organizacional da empresa. Como então manter a balança do clima equilibrada para que os colaboradores sintam-se motivados?
Neste momento uma equipe de RH estratégica pode atuar de forma proativa gerenciar um possível quadro negativo nos corredores da empresa. Cortar os custos e melhorar a produtividade são imperativos, porém, é necessário também se entender que o colaborador tem um limite físico e mental e que estressar demais esses limites não é a melhor estratégia.
Um diálogo franco e transparente entre os líderes da empresa e os colaboradores é também um canal que costuma render frutos positivos, pois as conversas no cafezinho e a rádio peão perdem força. O resultado é uma equipe mais envolvida e empoderada, que enxerga os executivos da empresa com seriedade e como gestores comprometidos com o futuro da empresa e de seus colaboradores.
Outro canal na qual as empresas podem investir é em campanhas de endomarketing e de incentivo. Esses são meios pelo qual a empresa pode reconhecer seus colaboradores e incentivá-los a atingir melhores resultados. Quando pensamos em campanhas de incentivo não necessariamente precisamos premiar os funcionários com alguma remuneração. Alguns dias de folga ou então uma experiência, como por exemplo um jantar ou uma pequena viagem, são motivos suficientes para que seu colaborador se sinta valorizado e, por consequência, sinta-se mais motivado.
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