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07/12/2016

A tecnologia pode mesmo me ajudar a vender mais?

Como a tecnologia, quando bem empregada, pode otimizar a gestão comercial e relacionamento com cliente?

 

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Vender mais, melhor e com consistência: talvez esse seja o desejo (e o desafio) da maioria dos vendedores, sejam eles corporativos ou para o público em geral. Se para alcançar essa meta antes era preciso uma bela agenda de contatos e horas de trabalho ligando, visitando e/ou prospectando, hoje em dia basta um computador, acesso à internet e algumas ferramentas. A tecnologia revolucionou muitos aspectos da vida e do trabalho, e as vendas não poderiam escapar

Em um momento inicial pode existir um temor dos vendedores sobre o futuro da profissão. “Será que as máquinas vão nos substituir? Será que vamos perder nossos empregos? Será que o vendedor será uma profissão do passado?” A resposta é: VAMOS COM CALMA.

A tecnologia pode hoje ser utilizada de forma muito inteligente para tornar o processo de venda eficaz e eficiente, desde o processo de prospecção e aquisição de novos clientes, passando pela gestão comercial, até o pós-venda e o relacionamento com o cliente. Porém existe um detalhe em que tecnologia nenhuma pode substituir um bom vendedor: o relacionamento.

Nesse ponto, vale utilizar o bom e velho ditado “nem tanto ao mar nem tanto à terra”. Um processo de venda totalmente automatizado pode esfriar o relacionamento e dar ao cliente a sensação de que a venda está sendo fechada com uma máquina. No outro extremo, ter um atendimento totalmente humano exige uma grande equipe para se dedicar a todos os passos de uma venda. A solução então é somar a criatividade e habilidade de um bom vendedor com um bom e seleto leque de ferramentas de marketing e geração de negócios para oferecer aos seus clientes a solução mais adequada, ao melhor custo e com um atendimento humanizado e customizado.

Confira abaixo algumas dicas de como aliar vendas e tecnologia

1.Tenha um sistema de CRM

Não importa se é um sistema completo, com várias funcionalidades e integrações com as mais diversas plataformas, ou um sistema mais singelo, na base de uma planilha e um banco de dados. O importante é poder monitorar de perto as várias etapas de venda e poder, com isso, oferecer ao cliente um atendimento personalizado e adequado às suas necessidades.

2.Dê um tom pessoal

Bons vendedores sabem que um atendimento impessoal é sinônimo de negócio perdido. Então por que insistimos em mandar e-mails frios, distantes e desinteressantes? Por que não importar as técnicas do mundo real para o mundo digital? Você não precisa ser um expert da redação para vendas para escrever um bom e-mail comercial, basta usar gentileza e bom senso e seu cliente perceberá a diferença.

3.Todos somos humanos

O seu cliente pode comprar pela internet, você pode ter todo o seu processo de venda automatizado, porém é preciso se lembrar que por trás de uma compra online existe um comprador e um vendedor de carne e osso. Dessa forma não deixe que a automatização torne mecânico o seu relacionamento com o cliente. Busque manter humanizado todas as interações entre o cliente e a marca.

Lembre-se, a tecnologia está disponível para ajudar o vendedor a melhorar seu processo de venda, alcançar mais cliente e, no final do dia, vender mais e melhor. Porém é preciso estabelecer um equilíbrio saudável, pois colocar muita tecnologia pode dificultar uma venda e, ainda pior, afastar os clientes.

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