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02/11/2016

Como as redes sociais podem ser benéficas para a sua empresa.

Nos dias atuais, é difícil encontrar alguém que more em cidades grandes e que não faça parte de alguma rede social. Hoje, metade da população mundial tem acesso à internet e, em 2015, 1 a cada 7 pessoas no mundo, já tinha uma conta no Facebook.

 

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Agora, traga este cenário para sua empresa. Com certeza a grande maioria também tem uma página pessoal online. Entre marcas e pessoas físicas, o Facebook se tornou um dos grandes meios de comunicação atual. E é a partir de dados assim, que companhias têm feito uso desta ferramenta para gerar diálogo com os seus colaboradores e, também, entre eles, através de grupos fechados e exclusivos para funcionários na rede social.

Já podemos dizer que o mundo está online. Pessoas de cidades ou países diferentes conseguem se aproximar através de uma tela que está ao alcance de nossas mãos. Portanto, por que não fazer uso disso dentro da sua empresa para diminuir o abismo de informações entre as equipes, por exemplo? A empresa Rexam, fabricante de latas e tampas para bebidas, percebeu este cenário e o trouxe para si.

A Rexam, criou um grupo fechado para todos os seus funcionários espalhados pela América do Sul, sejam eles de cargos operacionais ou administrativos, para que pudessem gerar comunicação interna. Com esta iniciativa puderam perceber uma maior inclusão de todos e, que teve como consequência, melhoria na satisfação profissional de seus colaboradores. Além disso, dados de pesquisas internas, notaram que após o uso da ferramenta de grupos, mais de 90% dos funcionários da Rexam afirmaram ter mais ciência do seu papel na empresa. Mas qual a relação entre estes dados? No grupo, informações como matérias relacionadas com a empresa, campanhas , resultados e conquistas da Rexam, eram compartilhadas por todos.. Ou seja, também não havia hierarquia dentro do grupo. Era possível falar a toda hora, conforme as regras de convivência pré estabelecidas.

Esta liberdade que o Facebook dá para nos expressarmos é extremamente benéfica se usada para o bem. A maioria está conectada e a maioria sempre tem algo a dizer. Se as empresas perceberem isso, elas só têm a ganhar. Criar um espaço para que todos possam ver uns aos outros também é motivador. Afinal, quem não quer saber que a empresa para qual trabalha teve destaque em determinada área, por exemplo. Informações assim incentivam os demais funcionários. Ou, ver que alguém compartilhou uma artigo legal e informativo, e que isto foi reconhecido pelos demais que comentaram ou curtiram, também gera incentivo para que quando outra pessoa veja uma matéria da mesma natureza, queira também dividir com os demais

integrantes do grupo.  “Além da capacidade colaborativa, o Facebook concede uma espécie de empoderamento ao funcionário ao permitir que ele se comunique livremente, sem hierarquias e sem formalidade, posicionando a empresa como parte da rede pessoal dos funcionários. A ferramenta estimula o compartilhamento de conteúdo, já que a interação dos demais colegas, por meio de likes e comentários, funciona como uma forma de reconhecimento que retroalimenta o ciclo de posts. Além disso, é o único canal capaz de entregar a informação em tempo real”, explica Thaís Moraes, supervisora de comunicação da Rexam, em entrevista para a Revista Melhor.

Há inúmeras maneiras de incentivar os colaboradores. Já citamos em outras matérias o que os funcionários mais querem ganhar como reconhecimento ou maneiras de motivá-los diariamente sem que isso gere mais custos para a empresa. Campanhas de incentivo interno são criadas e nem sempre mantidas. Contudo, o Facebook proporciona esta motivação colaborativa a partir de seus grupos, como citamos anteriormente. Voltando ao exemplo da empresa Rexam, também é possível premiar os seus colaboradores que mais usam o Facebook.

Falando assim parece até piada, mas o que a empresa encontrou como solução motivacional, foi a premiação para os funcionários que mais postam no grupo da empresa. Desta forma, a partir de uma ferramenta criada para isso, a Rexam conseguia filtrar os perfis que mais eram ativos no grupo e ainda saber quais os tipos de matérias que eram mais compartilhadas por eles. Assim, o grupo sempre se manteria em (bom) funcionamento. Outra forma que a empresa encontrou de manter o grupo vivo, foi nomear determinados funcionários para postadores oficiais, ou seja, eles sempre estariam compartilhando informações com os demais.

O uso da tecnologia está constante em nosso dia-a-dia. Ignorar isto é nadar contra a corrente, correndo o risco de criar em mal estar na empresa. Então porque não usá-la ao favor do seu negócio? A questão não é liberar o uso das redes sociais (podendo criar improdutividade se usada sem critério), e sim, saber se juntar à elas para trazer algo bom para o seu empreendimento, seja com o Facebook ou com uma rede social própria de comunicação interna. Engajar para ativar discussões construtivas entre os funcionários, é um dos exemplos de como as redes sociais podem ser benéficas para a comunicação fluir mais e de forma mais rápida.

Este também é um espaço que pode servir para responder dúvidas dos seus colaboradores sobre alguma campanha ou método aplicado, entre diversos exemplos de benefícios. A intenção é unir o útil ao agradável, com compartilhamento de informação e debates, gerando incentivo a partir da liberdade de expressão, usando como plataforma algo que já faz parte da rotina da maioria, as redes sociais.

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