16/08/2016
Contudo, quando se está começando ou quando sua empresa funciona com menos funcionários, há a vantagem da aproximação entre as pessoas. Gerir é um trabalho que requer disponibilidade e técnicas para saber o melhor jeito de tratar e lidar com os colaboradores. Quando os funcionários se sentem parte de um negócio e por isso, valorizados, o retorno é dado automaticamente. E com gestores e colaboradores estando mais próximos, esse trabalho fica mais fácil.
Políticas de incentivo são adotadas em quase todas as empresas. A vantagem para algumas delas é quando se pode falar diretamente com todos os envolvidos. E ser uma empresa pequena não significa não ser capaz de fazer um trabalho grandioso, tanto para os consumidores de um produto ou serviço, quanto com os colaborares. E em alguns casos, o que os funcionários mais buscam e desejam como recompensa é o incentivo vindo da gestão. E a vantagem de motivar uma equipe? A fidelização da mesma. Saber que é valorizado diante da comunidade que se está inserido é algo valioso para o colaborador.
Por isso, se uma empresa de pequeno porte não tem os recursos financeiros necessários para uma campanha de incentivo, não há problema. Há diversas maneiras para trabalhar nesse segmento, e diante desse cenário, é importante que o gestor saia de seu patamar superior aos demais e entenda que em uma equipe todos trabalham juntos e, que motivá-los é muitas vezes o que vai fazer a diferença necessária para o crescimento geral.
Portanto, não é sempre o prêmio em si que faz a diferença em toda campanha de incentivo e, sim, como todo esse universo é tratado e posto em prática na empresa. E estando em um número menor de envolvidos, a proximidade, como dito anteriormente, é uma chave vantajosa para o empreendimento. Afinal, fica mais fácil de obter um diagnóstico dos colaboradores e saber o que eles querem e esperam da sua gestão e, assim, saber como moldar o seu tipo de negócio interno e aplicar uma política de incentivo eficaz e satisfatória.