11/08/2016
Em uma pesquisa realizada pela Associação de Psicologia dos Estados Unidos – divulgada na revista americana Quartz, aponta que 75% dos americanos em atividade consideram que seus chefes são os maiores causadores de estresse no trabalho. Porém, 59% das pessoas entrevistadas falaram que mesmo infelizes, não largariam os seus empregos.
Esse resultado, mesmo não fazendo sentido para alguns, é o reflexo do que esses mesmos trabalhadores sofrem dentro das empresas quando liderados por esses chefes: o medo de perderem seus empregos. Por isso, acabam se conformando diante de situações tensas, e ficando mais suscetíveis a problemas de saúde. Situações assim, na qual o sentimento de medo está instalado, aumentam em 50% o risco à saúde. E até quando exigem mais do que um colaborador pode oferecer, o risco aumenta em 35%.
Uma curiosidade interessante, porém assustadora, é o resultado de um estudo realizado por pesquisadores das universidades nos Estados Unidos, Harvard e Stanford, que revela que o estresse cotidiano no trabalho é tão maléfico à saúde quanto ficar exposto ao cigarro de outras pessoas. Por isso, se um gestor é capaz de aumentar esse estado, ele é capaz de adoecer toda uma equipe.
Contudo, há situações em que a falta de empatia é o motivo para situações desagradáveis entre chefe e colaborador. Mas como identificar quando o motivo é outro? Chefes ruins tendem a serem egoístas e verbalmente agressivos, desmotivando a equipe e levando os membros a crises profissionais. Mesmo quando é necessário dar um feedback negativo, bons chefes não diminuem seus funcionários e andam juntos para que um trabalho melhor seja feito. Líderes ruins fazem questão de mostrar sua superioridade por ocuparem cargos altos e humilhar os demais colaboradores.
Essa mesma pesquisa apontou que 27% dos entrevistados disseram que tendo a segurança de um novo emprego, largariam o seu atual. Enquanto 11% nem pensaria nisso caso se encontrassem diante de um ambiente de trabalho deficiente. Entretanto, para a maioria, como dito anteriormente, que enfrentam um ambiente hostil diariamente, há as seguintes dicas para sobreviver a essas crises: fazer uma lista de tarefas do dia. Marcar um dever como resolvido, ajuda a trazer a sensação de realização sobre aquilo. E a outra dica para quem sofre com muito estresse no trabalho, é se desligar dele durante os finais de semana para recarregar as energias para seguir em frente.