09/08/2016
No meio digital, uma opção que tem ganhado destaque é a comunicação a partir de leads. Para entender o retorno que se tem com eles, é necessário saber a diferença entre essa ferramenta e o já conhecido mailing – muitas vezes as pessoas confundem essas duas vertentes do marketing. Ambos vão atingir os clientes no universo digital. Contudo, enquanto o mailing entra em contato com todas as pessoas que possuem as características do público-alvo, os leads vão direto em possíveis compradores, por exemplo. Através das ferramentas de marketing, é possível identificar previamente consumidores que estão realmente dispostos a investir no seu produto. Quanto menor for a margem de erro, melhor e, por isso, esse tipo de investimento é válido e benéfico.
As empresas têm dado maior atenção a esse segmento de marketing por saberem que irão atingir apenas pessoas interessadas no seu negócio e, portanto, vão sempre ter um volume grande de vendas, além de ter o custo de divulgação diminuído devido a precisão de onde investir. A equipe de vendas também sai beneficiada, já que está constantemente vendendo e consequentemente motivada a fazer melhor para lucrar ainda mais.
Tendo essa ferramenta para o trabalho, as empresas ainda podem criar campanhas de incentivo entre os seus colaboradores. Motivar uma equipe nunca é demais. E manter a motivação entre pessoas que já se sentem produtivas, é melhor ainda para manter um bom relacionamento. Um caminho comum a essas campanhas é a premiação ao fim de um projeto. E no caso com equipes de vendas, o benefício pode ser um reconhecimento para aqueles que atingirem altos níveis de retorno financeiro para a empresa. Campanhas assim, acabam criando competições saudáveis nas quais todos os lados ganham: empresas lucram com a dedicação dos colaboradores, clientes saem satisfeitos por serem bem tratados e terem suas necessidades saciadas; e, é claro, os funcionários que além de ganharem o reconhecimento pelo trabalho prestado, são premiados com produtos e/ou experiências desejadas e inesquecíveis.
Hoje em dia, está cada vez mais desafiador se manter nos holofotes, com a existência de muitos negócios disputando o mesmo público e espaço. Os leads, então, acabam sendo uma forma de conquistar o seu grupo sem ter que atingir primeiro pessoas que possam estar desinteressadas na sua empresa. Esse, é um caminho seguro para investimento que tem cada dia mais conquistado espaço no meio de divulgação digital.