02/08/2016
Alguns gestores, por estarem em cargos acima dos demais profissionais, acabam abusando de suas posições e criando situações constrangedoras para ambos e para a empresa, como por exemplo, gritar com seus subordinados. Cometer esse tipo de erro demonstra o quão despreparado um gestor pode estar para chefiar e ser um exemplo a ser seguido pelos demais. O diálogo sempre será melhor que discussões exaltadas que acabam por desmotivar a equipe que se sente desrespeitada.
Há pesquisas que mostram que equipes que são formadas e guiadas por gestores que incentivam o diálogo, tanto no dia a dia quanto ao final de um projeto como forma de feedback, conseguem ambientes mais agradáveis e consequentemente trabalhos melhores. A motivação também surge a partir do diálogo.
Nenhuma empresa gosta de ter uma rotatividade de colaboradores alta. Isso é o resultado de que algo está errado. Ninguém quer estar em um ambiente no qual se é desrespeitado ou não é reconhecido por seu trabalho, com gestores que não sabem se aproximar da equipe. Por isso, cabe ao chefe entender que a motivação é algo a ser construída diariamente, e não somente em campanhas designadas a isso. Pode-se entender como incentivo desde um elogio pelo trabalho bem feito até campanhas com premiações.
Todo mundo sabe o porquê de ter sido contratado, sabe a sua função, porém, saber que alguém reconhece quando um trabalho é bem feito, e sabe conversar quando as coisas vão bem ou não, é algo motivador para sempre querer fazer o seu melhor. São esses pequenos gestos que mantêm uma equipe motivada. Do contrário, a insatisfação se mostra e a rotatividade cresce.
Respeito é base de toda boa relação. São pequenos atos, parabenizar, dar bom dia, conversar no dia a dia, dar feedbacks, ouvir sua equipe, entre outros, que fazem a diferença e também deferem um bom de um mau gestor. Não há como não ter um retorno positivo quando se tem respeito e motivação como regras de uma boa convivência. Como já foi citado, ninguém quer estar em um ambiente caótico. Afinal, sempre terá alguém que sabe que gerenciar vai muito além de mandar e, é para esses lugares que os colaboradores vão querer ir.