16/06/2016
Em pesquisa realizada pela AMPRO – Associação de Marketing Promocional, foi apresentado os seguintes dados sobre a prática no Brasil: 33% diz que contribui para as vendas, 25% cita a melhoria do relacionamento com a marca, 22% a imagem da marca e 19% diz que o marketing de incentivo faz aumentar a rentabilidade da empresa.
O Brasil se destaca quanto aos números. Se for levado em consideração apenas projetos terceirizado por agências de marketing de incentivo, o Brasil movimenta cerca de R$ 4,5 bilhões por ano. Porém, esse número quase dobra se considerarmos também as práticas internas, chegando a quase R$ 8,3 bilhões, e gerando aproximadamente 500 mil empregos diretos. A discrepância é tanta, que o mercado brasileiro está a frente, com valores duas vezes maiores, de países como Inglaterra, Japão e Coreia, que movimentam 1 bilhão de dólares por ano.
O incentivo é uma ferramenta para empresas superarem crises e fidelizar seus colaboradores ou consumidores. Dados da pesquisam informaram que em 2015, 68% das agências de incentivo aumentaram ou mantiveram o seu faturamento, e 83% mantiveram ou aumentarem a cartela de clientes. Ainda assim, muitas das ações das empresas, em maioria de porte grande e localizadas no sudeste, são realizadas internamente, fazendo com que 10% dos funcionários atuem diretamente nas ações de marketing. Esse número surge, porque dependendo do formato de projeto aplicado, as empresas contam com grupos internos responsáveis por ativarem entre os colegas ações de incentivo e motivação.
Outro dado revelado na pesquisa feita pela AMPRO, é que 76% das empresas visam as ações de incentivo para o público externo a procura de fidelização do mesmo. Enquanto 54% focam nos colaboradores internos, sendo 74% deles, vendedores. “As empresas atuam na motivação dos colaboradores, em especial, na equipe comercial, sua ou dos canais de distribuição. A demanda, desta forma, aumenta porque as empresas precisam de ferramentas que impulsionem as vendas. Ocorre uma movimentação do budget da empresa, e, portanto, aumenta o investimento na ferramenta de Marketing de Incentivo”, comenta Silvana Torres, sócia-diretora da Mark Up e membro do Comitê de Marketing de Incentivo da AMPRO.
Em resumo, o mercado brasileiro é o que mais tem investido e movimentado o segmento de marketing de incentivo. Mesmo que a maioria das grandes empresas, maiores responsáveis por esses números, estejam no sudeste do país, esse tipo de motivação está espalhado por todo território brasileiro gerando fidelização, lucro e empregos. Há diversas formas de aplicar o marketing de incentivo nas empresas. Nem sempre grandes ações são os melhores caminhos a se seguirem primeiro e, por isso, é necessário analisar o seu mercado, público e negócio, para assim, personalizar o melhor jeito de alcançar o resultado desejado com a ação de incentivo. E no Brasil, como vimos, há mercado para isso.